Pedro Sobrado, licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI) será o novo presidente do Teatro Nacional São João (TNSJ), do Porto.
O próximo presidente era já o responsável pelo departamento editorial do TNSJ, tendo sido agora escolhido pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado para suceder a Francisca Carneiro Fernandes na presidência do conselho de administração da instituição.
Ainda que a decisão só deva ser oficialmente anunciada em janeiro, os trabalhadores do teatro já terão sido informados da decisão pela atual administração.
Nascido no Porto em 1976, Pedro Sobrado licenciou-se em Ciências da Comunicação na UBI. Tem também uma pós-graduação em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias e é mestre em Estudos de Teatro. Para além da sua atividade no TNSJ, é docente de literatura dramática na Universidade Lusófona do Porto, onde co-dirige a licenciatura em Artes Dramáticas – Formação de Actores.
Chegou ao TNSJ em 2000, como assessor de imprensa, função que desempenhou até 2006, ano em que integra o departamento de Edições, onde é responsável pela coordenação editorial da coleção de textos dramáticos do TNSJ na editora Húmus, entre outras publicações.
O ubiano tem ainda coordenado e comissariado colóquios e ciclos de conferências, desempenhando também, com frequência, funções de moderador de conversas e debates.