Capeia Arraiana com Encerro na Rebolosa

Hoje, dia 9 de agosto, a localidade de Rebolosa, no concelho do Sabugal, promove a tradição que atrai muitos visitantes ao concelho raiano.

A Capeia Arraiana é uma manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho do Sabugal próximas da fronteira com Espanha, que se caracteriza e singulariza das demais formas populares de manifestações tauromáquicas, pelo facto de a lide do touro bravo ser efetuada coletivamente, com o recurso do Forcão.

Por norma, a Capeia é realizada em associação com a festa patronal de cada comunidade, e, regra geral, tem lugar no largo principal da aldeia, para tal temporariamente vedado. Para além da Capeia propriamente dita, isto é a lide do touro com o Forcão, constituem componentes públicas da prática o Encerro e o Boi da prova, que precedem a Capeia, e o Desencerro, com o qual ela termina.

O Encerro realiza-se logo de manhã e consiste na recolha e encaminhamento dos touros para o curral ou currais preparados junto à praça. A recolha dos animais faz-se atualmente a partir da herdade/lameiro para a qual foram trazidos temporariamente, após o transporte, efetuado dias antes, das ganadarias onde o seu aluguer para o Encerro foi contratado. A recolha dos touros é efetuada por cavaleiros com o auxílio de cabrestos, (touros castrados) e vacas mansas, utilizadas não apenas para encorajar os touros no seu percurso para a povoação e assegurar o seu Encerro no curro, mas também nas próprias Capeias, para auxiliar a entrada e a retirada na praça dos touros mais renitentes.

Está marcado para o dia 19 de agosto, na praça de toiros de Aldeia da Ponte, mais uma edição do festival “Ó Forcão Rapazes!”, onde nove das aldeias com maior tradição na capeia “arraiana” medem forças e engenho.


Conteúdo Recomendado