O programa do ciclo de festivais de cultura popular apresentado em conferência de imprensa pelo vereador da cultura do município da Guarda, Victor Amaral, inclui iniciativas nas freguesias de Jarmelo São Pedro, Corujeira e Trinta, Fernão Joanes, Famalicão da Serra, Videmonte e Arrifana.
Segundo o autarca, os eventos estão associados a temas como a raça bovina jarmelista (raça autóctone do Jarmelo), à lã, à transumância, à música e ao pão.
As iniciativas, organizadas pela Câmara Municipal da Guarda em parceria com as juntas de freguesia e com as coletividades das aldeias envolvidas, representam “a salvaguarda de um património” que tem mais-valia para a região, sublinhou.
Victor Amaral considerou que os eventos são “ativos de notoriedade” e “podem ser referenciadores no contexto da política territorial”.
Os festivais serão realizados nos dias 04 de junho (34.ª Feira Concurso do Jarmelo, em Jarmelo São Pedro), 10 e 11 de junho (Jornadas da Lã, em Corujeira/Trinta), 15 e 16 de julho (Festa da Transumância, em Fernão Joanes), 22 de julho (Fanfarronada – Festival de Bandas de Rua, em Famalicão da Serra), 28 a 30 de julho (Festival Pão Nosso, em Videmonte) e 09 e 10 de setembro (Viagem às raízes, em Arrifana).
Durante os eventos haverá muitas atividades de animação e os visitantes poderão, entre outras atividades, assistir à tosquia das ovelhas, passar a noite nas tradicionais “choças” [abrigos] dos pastores, participar em ateliês de tecelagem comunitária ou aprender a fazer pão no forno tradicional.
Ainda no âmbito das Jornadas da Lã, no dia 11 de junho, na União de Freguesias de Trinta e Corujeira, por iniciativa da Associação das Aldeias de Montanha, será desenvolvida uma ação pioneira relacionada com o lançamento da primeira aldeia de montanha florida.
O vereador Victor Amaral adiantou que a atividade ainda está a ser preparada, mas nas duas aldeias abrangidas, naquele dia, haverá “uma presença fortíssima de flores”.
“É uma experiência piloto que, creio eu, vai gerar contágio em todas as outras”, vaticinou.
O ciclo de festivais de cultura popular do concelho da Guarda tem por objetivos, entre outros, divulgar o património cultural material e imaterial, efetivo e afetivo, das comunidades envolvidas, valorizar produtos e tradições singulares e a sua autenticidade, aumentar o potencial de dinamização da base económica e produtiva local e dinamizar a região.