A iniciativa é promovida pela Associação D.S.C. Freinedense juntamente com a Junta de Freguesia de Freineda, com o intuito de promover a gastronomia regional.
Segundo a organização, “esta iniciativa tem vindo a obter cada vez maior dimensão atraindo à Freineda, ao concelho de Almeida e ao distrito da Guarda centenas de visitantes vindos de vários pontos de Portugal e Espanha”.
O Bucho é a peça mais peculiar do enchido raiano. Preparada com pedaços de carne do porco dos ossos, cabeça, rabo e orelha, que, após colocada em vinha de alhos, dá enchimento à bexiga ou ao palaio do porco. Depois de cheio, o bucho pendura-se com o demais enchido nos varais do fumeiro.
O Entrudo, em especial o Domingo Gordo, era e ainda é a ocasião propícia a comer o bucho, sendo da tradição que a família se reúna em convívio para o saborear.
Confeciona-se introduzindo-o numa larga panela de ferro, envolto em pano de linho, que evitará que rebente durante a fervedura. Mantido em lume brando, o cozimento dura pelo menos três horas, após o que vai à mesa dentro de barranha de barro, ladeado por batatas cozidas e abundância de grelos de nabos.