Até ao próximo domingo, dia 8 de maio a Guarda volta a afirmar-se no mapa ibérico com a Feira Ibérica de Turismo (FIT). Por estes dias, a cidade mais alta de Portugal reúne mais de cem expositores ligados ao setor do turismo naquela que é a terceira e maior edição deste certame promovido anualmente, desde 2014, pela Câmara Municipal da Guarda. A feira realiza-se no Parque Urbano do Rio Diz e cresceu nesta edição para os 7 500 metros quadrados de área coberta, estando também fortalecida a participação espanhola que contará com mais entidades e empresas vindas do país vizinho. A Comunidade Autónoma de Castilla y León é, nesta edição, a região convidada.
Também a participação nacional cresceu com mais regiões do país a marcar presença na FIT, havendo participações de Valença a Faro.
Nesta edição, a organização introduziu ainda uma outra novidade no certame, a da participação de um país convidado. Este ano será o Brasil que estará na FIT a promover as suas potencialidades turísticas bem como os Jogos Olímpicos de 2016. Estas ações estarão a cargo da Embaixada do Brasil, com o apoio da Embratur – Instituto de Turismo Brasileiro.
A FIT abriu portas na passada quinta-feira, pelas 17 horas e foi inaugurada oficialmente pelas 19 horas, numa sessão que contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa. Através desta feira a autarquia pretende “promover a troca de experiências, abrindo as portas a novos mercados, bem como a produtos turísticos diferenciadores, e ainda dar a conhecer o património natural e histórico e a gastronomia, atraindo turistas, visitantes e também investidores.”
Regiões de Turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, autarquias, empresas ligadas ao desporto de aventura, gastronomia ou artesanato destacam-se entre a lista de expositores da edição de 2016 da FIT.
A feira funcionará de quinta a domingo, entre as 12 horas e a meia-noite, mas há exceções. No primeiro dia, o certame abre ao público às 17 horas e no último, 8 de maio, a FIT (recinto de exposição) encerra às 20 horas mas a área de Restauração e de animação encerra à meia-noite.
Os bilhetes para a feira estarão à venda no local (Parque Urbano do Rio Diz). Na edição de 2016 o ingresso diário custa 2 euros e o geral – para os quatro dias – custa 5 euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.
Para além da oferta turística variada, o público que visita a feira poderá ainda usufruir de um programa diversificado que contempla concertos, show cooking, atividades desportivas ao ar livre, workshops, caminhadas, entre muitas outras propostas.
Na animação musical, destacam-se os concertos no palco FIT com The Dixie Band (dia 5); Edu Miranda Trio (dia 6); Átoa (dia 7) e On the soul (dia 8).
Paralelamente ao programa da feira decorrerão também atividades complementares organizadas pelos expositores.
A Feira Ibérica de Turismo é uma organização da Câmara Municipal da Guarda.
Consulte aqui o programa: