Centro de dados da PT na Covilhã vai receber 15,7 milhões de euros da CE

O projeto de investimento no centro de dados custará no total 59 milhões de euros.

A Comissão Europeia aprovou o apoio comunitário ao projeto do centro de dados da PT Portugal que está a ser desenvolvido na Covilhã. O principal motivo está relacionado com o reforço da competitividade nacional.
A PT Portugal vai receber 15,7 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para continuar a desenvolver o projeto do data center da Covilhã. A decisão da Comissão Europeia era esperada desde o final do ano passado, mas só foi comunicada ontem, dia 15 de fevereiro.
“Este projeto dará um contributo muito importante para o reforço da posição de Portugal no sector das altas tecnologias e da competitividade da economia nacional”, comentou em comunicado, citado por várias publicações, a comissária da Política Regional da Comissão Europeia, Corina Cretu.
O projeto de investimento no centro de dados custará no total 59 milhões de euros. Atualmente só um dos quatro módulos previstos do data center está a funcionar.
O centro de dados foi inaugurado em setembro de 2013, na altura ainda como Portugal Telecom sob a gestão de Zeinal Bava. Recorde alguns dos dados e números adiantados durante a época de apresentação do projeto.


Conteúdo Recomendado