Segundo a nota, o plano visa operacionalizar “um dispositivo conjunto específico para assegurar uma resposta eficaz e eficiente no âmbito da proteção e socorro” no maciço central da Serra da Estrela, que nesta época do ano “concede uma paisagem única aos milhares de turistas”.
O dispositivo é constituído pelos corpos de bombeiros dos distritos de Castelo Branco (Covilhã) e de Guarda (Loriga, São Romão, Gouveia, Seia e Manteigas), o Grupo de Resgate em Montanha da Força Especial de Bombeiros (FEB) da ANPC e ainda o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR).
“A ativação do PONSE, no dia 01 de dezembro [hoje], pressupõe a unidade de comando e controlo de toda a prevenção e resposta, o incremento do nível de preparação das entidades acima referidas para os diferentes cenários de risco previamente considerados e a sua pronta mobilização em caso de necessidade”, lê-se no comunicado da ANPC.
Aquela entidade lembra ainda aos visitantes da Serra da Estrela que neste período do ano devem tomar recomendações antes da viagem e, em caso de emergência, contactar o Número Nacional de Emergência 112.