Ministros assinam memorando na UBI

Os Ministros Miguel Poiares Maduro e Nuno Crato, vão estar hoje na Covilhã.

O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, vão estar na reitoria da UBI, hoje, dia 7 de agosto, pelas 11h30 horas, para a assinatura do memorando das três universidades dos territórios de baixa densidade com as respetivas CCDRs para criação de três centros de elevada competência científica e tecnológica: Cloud Computing e Saúde na UBI, Água e Energia na Universidade de Évora e Vinho e Vinha na UTAD.

Para além dos dois ministros, estarão presentes os três reitores, os três presidentes das CCDR – Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Centro e Alentejo. A assinatura do memorando vem efetivar a criação dos três centros anunciados no ano passado.

Os projetos serão financiados ao abrigo do novo quadro comunitário e centrar-se-ão na investigação científica, inovação tecnológica e desenvolvimento social e económico das respetivas regiões e do país.

O projeto dos Centros de Competência surge no âmbito da estratégia de criar uma nova linha de atuação para as universidades mais afastadas do Litoral. O Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional lançou um desafio a cada uma das Universidades do interior do País, dizendo-lhes que, no âmbito do Portugal 2020, o Governo estaria disponível para as apoiar caso quisessem criar, cada uma, um centro de excelência internacional com ligação ao tecido económico local. As vantagens e os objetivos são fáceis de identificar: a internacionalização e o desenvolvimento económico e social, garantidos pela existência de centros de massa crítica nas cidades do interior. Ao desafio – e ao apelo à diferenciação em relação à grande oferta de Lisboa ou do Porto, as três universidades do interior do País responderam positivamente e dão agora este primeiro passo.


Conteúdo Recomendado