Segundo José Morgado, presidente da Associação de Desenvolvimentos das Freguesias da Encosta da Serra da Estrela (ADEFES), composta pelas juntas de Vale de Estrela, Fernão Joanes, Meios, Videmonte, Maçainhas, Guarda e União de Freguesias de Corujeira e Trinta, aquela entidade realiza a iniciativa pela quinta vez com o objetivo de promover os produtos endógenos locais junto dos habitantes da capital.
Queijo de ovelha Serra da Estrela, requeijão, enchidos (morcela, chouriça e farinheira), mel, bolos, pão caseiro cozido em forno de lenha, folar da Páscoa, doces, licores, filhoses, frutos secos, batatas e hortícolas, são alguns dos produtos que a associação levará até Lisboa, no domingo.
A mostra funcionará entre as 9 e as 17 horas e permitirá que as pessoas interessadas possam adquirir vários produtos endógenos da região da Guarda “de que ouvem falar, mas que não têm contacto com eles”, justificou José Morgado à agência Lusa.
A iniciativa é realizada nesta altura do ano para que os habitantes de Lisboa possam saborear produtos da Guarda na quadra da Páscoa, segundo o responsável.
O presidente da ADEFES espera que o evento tenha êxito, tal como aconteceu nas quatro edições anteriores, indicando que os produtos regionais que serão apresentados ao público “são de elevada qualidade” e alguns possuem “fama a nível nacional e internacional”, como é o caso do queijo de ovelha típico da Serra da Estrela.
“De facto, os nossos produtos têm tido boa aceitação em Lisboa e quando as pessoas sabem que estamos lá visitam-nos e compram sempre alguma coisa”, concluiu.
A deslocação da ADEFES é realizada no âmbito de uma parceria existente entre as câmaras da Guarda e de Lisboa, destinada à promoção dos produtos endógenos na capital.