De acordo com uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, trabalhar em escritórios com plantas promove melhores resultados na perceção da qualidade do ar, concentração, satisfação e produtividade.
Esta última pode aumentar até 15%, de acordo com o documento, que foi publicado no Journal of Experimental Psychology: Applied.
O ponto de partida do estudo foram… três estudos anteriores idênticos, que examinaram os efeitos das plantas em três escritórios do Reino Unido e Holanda. Os três estudos já tinham concluído que as plantas exerciam uma influência psicológica no dia-a-dia dos trabalhadores.
Parte da experiência focou-se na produtividade, que se mostrou 15% maior com pessoas que trabalham em ambientes verdes. Os cientistas garantem que estes trabalhadores fazem as suas tarefas mais rápido e sem erros. “As plantas são um modo eficaz de enriquecer o seu espaço”, diz o estudo.
Charlie Hall, da cadeira de ciências da horticultura da Universidade Texas A&M, afirmou que o verde pode melhorar um espaço de trabalho de muitas formas. “A primeira delas têm a ver com a simples produção de oxigênio e a remoção de compostos orgânicos voláteis que por vezes existem nele”, concluiu.
Um segundo benefício é a capacidade das plantas em remover CO2 do ar. “Além disso, a retenção de memória pode aumentar em até 20%,” acrescentou.