Trabalhar em escritórios com plantas pode aumentar produtividade até 15%

Se o seu escritório não tem uma ponta de verde – leia-se plantas – então mostre esta notícia ao seu chefe.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida por cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, trabalhar em escritórios com plantas promove melhores resultados na perceção da qualidade do ar, concentração, satisfação e produtividade.

Esta última pode aumentar até 15%, de acordo com o documento, que foi publicado no Journal of Experimental Psychology: Applied.

O ponto de partida do estudo foram… três estudos anteriores idênticos, que examinaram os efeitos das plantas em três escritórios do Reino Unido e Holanda. Os três estudos já tinham concluído que as plantas exerciam uma influência psicológica no dia-a-dia dos trabalhadores.

Parte da experiência focou-se na produtividade, que se mostrou 15% maior com pessoas que trabalham em ambientes verdes. Os cientistas garantem que estes trabalhadores fazem as suas tarefas mais rápido e sem erros. “As plantas são um modo eficaz de enriquecer o seu espaço”, diz o estudo.

Charlie Hall, da cadeira de ciências da horticultura da Universidade Texas A&M, afirmou que o verde pode melhorar um espaço de trabalho de muitas formas. “A primeira delas têm a ver com a simples produção de oxigênio e a remoção de compostos orgânicos voláteis que por vezes existem nele”, concluiu.

Um segundo benefício é a capacidade das plantas em remover CO2 do ar.  “Além disso, a retenção de memória pode aumentar em até 20%,” acrescentou.


Conteúdo Recomendado