(Re)Visitar Arcozelo da Serra

O Municipio de Gouveia propõe (Re)Visitar Arcozelo da Serra no próximo dia 13 de setembro, num passeio com História que irá explorar, não só a parte urbana da freguesia mas também a área rural do território, pois, é esta dicotomia que singulariza o Arcozelo da Serra. Da agricultura, aos sapateiros, a história do Arcozelo conta-se entre as oficinas urbanas e os campos rurais.

Num documento de 1140 referente à venda da villa Aldiam, feita pelo monarca fundador do Reino de Portugal, surge o nome Arcozelo, como limite do território desta rica exploração agrícola que hoje conhecemos como Monte Aljão.

Este documento, dos mais antigos referentes do concelho, é a prova da antiguidade desta freguesia do concelho de Gouveia, que no decorrer da Idade Média e Moderna, pertencia ao território e jurisdição do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, ligação que se manteve através do culto à Nossa Senhora da Assunção. Aliás, as manifestações religiosas desta freguesia são parte do património imaterial mais valioso que possuímos no concelho devido à singularidade dos atos solenes que as gentes do Arcozelo da Serra anualmente realizam, como é o caso das celebrações a S. Marcos ou as charolas da procissão da Senhora da Assunção, a dança dos pretos, entre outras, que nascidas da sinergia pagã e cristã características da região, construíram o calendário solene desta freguesia.

A riqueza agrícola engrandece o espírito do Arcozelo da Serra, que ao longo dos vales da ribeira do Boco e de Gouveia, planta, colhe e labuta a terra desde tempos imemoriais. Os inúmeros vestígios arqueológicos que rodeiam a freguesia, como são o caso dos lagares nas lajes ruivas, ou os moinhos de água, são a prova dessa atividade.
De facto, este território terá sido morada de inúmeros povos, tantos quantos os que viveram na nossa região, como se vê pela quantidade de arqueosítios, lendas e topónimos que subsistem até aos dias de hoje, que rodeiam esta freguesia, como é o caso do Risado/Arrasado ou do Penedo dos Mouros.

Assim, o Municipio de Gouveia propõe (Re)Visitar o Arcozelo da Serra no próximo dia 13 de Setembro, num passeio com História que irá explorar a freguesia. O ponto de encontro é às 17 horas em frente à capela de S. Marcos, e as inscrições podem ser feitas no posto de Turismo de Gouveia, através do contacto telefónico 238 083 930/ ou do email: turismo@cm-gouveia.pt até às 12 horas de dia 12 de setembro.

Aconselha-se o uso de calçado e roupa apropriados e confortável, visto o percurso ter a duração de +/- 2h30 divididos por meio rural e urbano.


Conteúdo Recomendado