A empresa iClio, criada em 2010 e que desenvolveu um guia turístico em áudio, texto e fotos para Paris, Roma, Londres e Barcelona, vai lançar no mercado a aplicação para mais dez cidades, entre elas Rio de Janeiro, Nova Iorque, Milão, São Francisco e Berlim, informou Alexandre Pinto, diretor-executivo da empresa. De acordo com o administrador, a escolha dos destinos foi feita em função das “cidades com mais turistas que usam ‘smartphones’”, cruzando-se “a ideia de cidades culturais e de cidades tecnológicas”. A aplicação, intitulada Just in Time Tourist (JiTT), consiste na criação de guias que se adaptam ao tempo que o turista tem disponível para visitar a cidade, bem como às horas a que a visita, havendo ainda a preocupação de uma “adaptação cultural” do guia a turistas oriundos de diferentes contextos culturais, explicou. “O texto em inglês para Roma não é o mesmo texto em chinês, porque o turista da China vem de uma realidade cultural diferente e tem que se dar a informação de acordo com a sua matriz cultural”, explicou Alexandre Pinto, frisando que os próprios audioguias são gravados “por vozes nativas” e de locutores de cidades “onde há menos sotaque”, exemplificando o caso de Hannover para os guias alemão ou de Pequim para os guias em mandarim. O conteúdo estará sempre disponível em mandarim, inglês e espanhol, podendo ter mais idiomas, que dependem do número de turistas e do tipo de turistas de cada cidade, estando a ser lançadas edições em russo, japonês, alemão, português, italiano e francês. Ao todo, estarão disponíveis “entre 80 a 90 aplicações” para as 14 cidades, esperando-se que até ao final do ano seja ainda lançado o produto em Pequim, Sidney e Istambul, avançou Alexandre Pinto, referindo que a empresa pretende-se afirmar “como a marca do mundo com mais conteúdos para viagem”. A produção de cada aplicação custa “50 mil euros”, estando envolvidos cerca de “100 profissionais qualificados” no processo de criação dos guias, disse à agência Lusa. A prova de conceito realizada com as quatro cidades iniciais, que durou cerca de dois anos e meio, registou “100 mil ‘downloads’”, estando previsto que até ao final do ano, com a expansão do produto, a aplicação atinja um milhão de utilizadores. A empresa, criada por quatro formados em História, lançou primeiro guia em 2011, para Barcelona.
Empresa de Coimbra quer conquistar um milhão de utilizadores com guia turístico
Uma empresa de Coimbra, que desenvolveu um guia turístico para telefones inteligentes em diferentes línguas e para quatro cidades europeias, expande-se agora para mais dez destinos, prevendo registar um milhão de utilizadores até ao final do ano.