Câmara do Fundão cria centro de apoio a negócios para empresas brasileiras

A Câmara Municipal do Fundão vai criar juntamente com a Prefeitura de Campinas (Brasil) um Centro de Apoio a Negócios, que pretende afirmar-se como um espaço de ajuda para empresas brasileiras que desenvolvam atividade em Portugal.

“Será um centro partilhado entre Portugal e Brasil e que queremos que possa ser visto pelas empresas brasileiras como uma porta de entrada da Europa, visando, naturalmente, a possibilidade de estas empresas e empresários virem a fixar-se no Fundão”, referiu em declarações à agência Lusa o presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.

O acordo para a criação deste centro foi firmado em outubro, durante uma visita que Paulo Fernandes realizou a Campinas, no âmbito da colaboração que os dois municípios já desenvolvem há cerca de três anos.

De acordo com o previsto, o centro começará a funcionar no início do próximo ano, a partir do Fundão, mas contará uma extensão no Parque das Nações, em Lisboa, estrutura que também integrará uma área de ‘cowork’ e sala de reuniões para empresas fundanenses que necessitem de recorrer a um espaço na capital.

“Para nós, é fundamental que as empresas que queiram fixar-se ou que já estejam no Fundão possam contar, sempre que necessitem, com uma porta aberta em Lisboa, porque isso pode facilitar-lhes a concretização de contactos e projetos, além de também poder ser uma vantagem para a mobilidade e captação de empresas que procuramos para o nosso território”, explicou.

Por outro lado, no que se refere à componente de colaboração com o Brasil, o centro deverá contribuir para “atrair mais empresas e investimento de caráter tecnológico” para este concelho do distrito de Castelo Branco.

Lembrando que a cidade de Campinas tem cerca de um milhão de habitantes e mais de mil empresas de caráter tecnológico e de desenvolvimento de software – sendo mesmo conhecida como a “Silicon Valley” do Brasil – o autarca também salientou a importância deste projeto no que concerne à continuidade da aposta que o município tem feito em termos de captação de empresas de base tecnológica.

Paulo Fernandes referiu ainda que durante a visita ao Brasil foi apresentada uma plataforma tecnológica desenvolvida no Fundão e que permite que as empresas e ‘startups’ de Campinas e do Fundão possam trocar experiência, informação e conhecimento a partir desse software.


Conteúdo Recomendado