Workshops Internacionais de Turismo Religioso com balanço positivo

Com início a 5 de março, em Fátima, terminou este sábado, na Guarda, a oitava edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (WITR).

Os primeiros dois dias tiveram lugar em Fátima e foram marcados pela sessão oficial de abertura e conferência inaugural e pelas reuniões comerciais e de negócios. Na Guarda alguns dos participantes que também trabalham o turismo judaico, tiveram oportunidade de continuar a descoberta turística do país e as reuniões de negócios centradas neste segmento. Até amanhã, terça-feira, realizam-se ainda pós-tours nas zonas Centro e Norte de Portugal.

Com o anúncio do adiamento da BTL para maio, a organização dos WITR refere em comunicado que “oitenta e seis dos participantes profissionais estrangeiros no WITR que integrariam de seguida a BTL, viram cancelada a sua participação neste evento internacional em Lisboa, que tinham agendada para quarta e quinta-feira, motivo pelo qual 30 deles irão regressar a Fátima”. No mesmo documento, a organização agradece ainda o “apoio dos empresários da cidade” que vão acolher os participantes de forma gratuita “nos hotéis de Fátima”.

Outros participantes, cerca de 30, mesmo sem a realização da BTL, optaram por deslocar-se a Lisboa por iniciativa própria, para visita à cidade. Os restantes anteciparam a viagem de regresso aos seus países.

As estatísticas

Apesar de algumas desistências, de (35) hosted buyers e de (22) suppliers, justificadas com os receios relacionados com o surto de coronavírus / Covid 19, apenas quatro países ficaram sem representação no evento – a Costa do Marfim, a Croácia, a Nova Zelândia e o Uruguai, uma vez que a maioria dos países contava com a inscrição de várias delegações. Deste modo, nos WITR 2020 estiveram delegações de 47 países. A sessão e conferência inaugural, que foram abertos à participação de todos os interessados nos temas apresentados, contaram cerca de 600 participantes, incluindo os participantes profissionais.

Em jeito de balanço, Purificação Reis, presidente da direção da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima, afirma que “além da elevada participação que registámos, é importante referir que a edição deste ano volta a confirmar este evento como um dos mais importantes a nível internacional para a promoção do turismo religioso e de peregrinação em Portugal e ocasião especial para o estabelecimento de bolsas de contactos de negócio entre os participantes”.

Pela primeira vez, as reuniões comerciais e de negócios tiveram lugar numa tenda montada no parque 12 do Santuário de Fátima. “Dificilmente poderemos voltar atrás, se continuarmos com igual ou maior número de participantes. A conferência inaugural manteve-se no excelente espaço do anfiteatro do centro pastoral, mas percebemos que a tenda foi um espaço mais apto para receber as mais de 5 mil reuniões B2B realizadas. Também os expositores nos transmitiram o agrado por este lugar, mais amplo e circulável”, explica Purificação Reis.

O Workshop Internacional de Turismo Religioso é uma iniciativa da ACISO – Associação Empresarial de Ourém-Fátima que ocorre anualmente, desde 2012. A sua organização esteve a cargo da Aciso, com o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Ourém, Santuário de Fátima, Turismo de Portugal, Turismo do Centro de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e Câmara Municipal da Guarda.


Conteúdo Recomendado