Vodafone compra espanhola Ono por 7,2 mil milhões

A Vodafone já tem acordo com a Ono para comprar a operadora do cabo espanhola por 7,2 mil milhões de euros.

A aquisição vai permitir poupanças de cerca de dois mil milhões de euros e gerar sinergias de receitas de mil milhões, revelou hoje o grupo britânico de telecomunicações que em Espanha tem um português como CEO, António Coimbra.

Segundo o comunicado hoje divulgado, a Vodafone vai financiar a operação com ‘cash’ e com o apoio dos bancos, antecipando-se assim à oferta pública inicial aprovada na semana passada pelos acionistas da Ono.

A Vodafone tem estado ativa na sua expansão na Europa para fazer face à queda das receitas no setor móvel, depois de no ano passado ter comprado a alemã Kabel Deutschland.

Entre os principais acionistas da Ono estão fundos privados como a Providence Equity Partners, CCMP Capital Advisors, Thomas H. Lee Partners ou Quadrangle Capital Partners. Estes quatro acionistas detêm quase 55% do capital do grupo espanhol.

Para fechar a compra, a Vodafone espera pela luz verde dos reguladores, embora não antecipe grandes preocupações relativamente a obstáculos impostos pela concorrência.

As ações da Vodafone caíram 1% para 222,15 pence em Londres na última sexta-feira, contabilizando a companhia com um valor de mercado de 58,7 mil milhões de libras. Nos últimos 12 meses, os títulos recuam 3%.


Conteúdo Recomendado