“Viva Termas Centro” leva animação a Manteigas

Passeios pedestres interpretativos, workshops de degustação e espetáculos de marionetas são algumas das atividades que irão decorrer nas Termas de Manteigas.

A iniciativa “Viva Termas Centro” volta a trazer animação ao distrito da Guarda, desta vez nas Termas de Manteigas, no próximo sábado, dia 7. A iniciativa desenvolvida pelo projeto Termas Centro tem como objetivo dinamizar várias estâncias termais da região centro proporcionando fins-de-semana preenchidos com atividades diferentes e gratuitas para toda a família no âmbito da gastronomia, da saúde e bem-estar, da cultura e da natureza refere uma nota informativa.

As atividades neste sábado terão início pelas 9h30, com um passeio pedestre interpretativo de oito quilómetros pelo Vale Glaciar do Zêzere, onde os participantes poderão apreciar e explorar a beleza natural desde o Covão d’Ametade até Manteigas. O ponto de encontro será às 9 horas na entrada do INATEL de Manteigas onde se realizará o transfer até ao inicio do passeio.

Pelas 11h30 irá realizar-se uma visita ao balneário termal com o objetivo de dar a conhecer ao público o espaço e os benefícios da água termal de Manteigas. O ponto de encontro será na receção das Termas de Manteigas. As Termas de Manteigas-INATEL reabriram no passado dia 11 de julho, após uma remodelação efetuada em postos de tratamentos e a zonas de serviço ao aquista. Foi também criado um passadiço climatizado de ligação entre o Balneário Termal e o Hotel INATEL Manteigas, que permite ao aquista deslocar-se pelo interior das instalações sem variações térmicas.

Às 15 horas é tempo de celebrar a gastronomia regional com um workshop de degustação ministrado pela chefe Cristina Manso Preto e pelo nutricionista Pedro Botelho. Na atividade os participantes poderão aprender a aliar a tradição gastronómica regional a uma dieta saudável. O workshop terá lugar nas Termas de Manteigas – INATEL, onde se realizarão as restantes atividades do dia.

Pelas 16h30 o público poderá assistir a um espetáculo de marionetas de fios: “Bravos Reis, Bravos Amores” é um divertido espetáculo sobre o trágico romance de D. Pedro e Inês de Casto que promete animar toda a família.

Entre as 10h30 e as 12h30, e entre as 14h30 e as 16h30, o público é convidado a participar na Oficina de Cartazes e dar azo à sua criatividade. A Oficina dos Cartazes, para todas as idades e sob a orientação de Bruno Borges, visa planear e concretizar cartazes que sensibilizem a comunidade para as propriedades terapêuticas da água termal e para a sustentabilidade deste recurso. Os participantes poderão aprender a realizar estes cartazes recorrendo a técnicas básicas de impressão.

Durante todo o dia os participantes podem ainda divertir-se com os Jogos do Hélder, jogos de cariz tradicional, pensados para miúdos e graúdos.

O Ciclo de Eventos, promovido pelo projeto Termas Centro, tem como objetivo dinamizar a competitividade turística de várias estâncias termais da região centro, desmistificando a ideia de que ir às termas é uma atividade exclusiva dos mais seniores. A iniciativa, que começou no inicio de julho e irá passar por várias estâncias termais, visa proporcionar às famílias fins-de-semana diferentes, repletos de atividades gratuitas dos mais variados âmbitos: natureza, gastronomia, saúde e bem-estar e cultura.

As Termas de Manteigas são a décima terceira estância termal a receber o Ciclo de Eventos, e a segunda no distrito da Guarda, que ainda irá receber a iniciativa nas Termas de Cró e nas Termas de Almeida – Fonte Santa.

 


Conteúdo Recomendado