Evento Terminado em 2023-01-28 23:00:00

Vila Mendo (Guarda) acolhe Festa do Chichorro no sábado

Início: 2023-01-28 09:00:00
Fim: 2023-01-28 23:00:00
Local do Evento: Vila Mendo
Entidade Promotora: Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo

Esta Festa visa recuperar a prática ancestral da Matança do Porco, dando maior ênfase a uma iguaria feita nas matanças: o Chichorro.

A localidade de Vila Mendo, pertencente à freguesia de Vila Fernando, no concelho da Guarda, vai receber no sábado, dia 28 de janeiro, a partir das 9h00, a Festa do Chichorro.


Segundo a organização da Festa, esta visa recuperar a prática ancestral da Matança do Porco, dando maior ênfase a uma iguaria feita nas matanças: o Chichorro.


“Desde tempos imemoriais que a matança do porco assumiu um papel de primeiro relevo na alimentação e, por consequência, na economia das comunidades rurais, pelas inúmeras possibilidades na feitura dos mais diversos tipos de alimentos, tão importantes ao longo do ano na sobrevivência das famílias”, explica a mesma fonte.


De forma a resgatar esta prática ancestral, a ACR Vila Mendo tem, desde há vários anos, promovido a Matança do Porco, sendo que nos últimos anos com a particularidade de ser dada, em todo o processo, maior ênfase ao Chichorro.


Esta iguaria inclui duas qualidades: o do ‘Coiro’, constituído, basicamente, pela carne entremeada cortada em pequenos pedaços e o do ‘Redanho’, este apenas constituído pela gordura existente nas massas gordas do animal.


Para ser confecionado, a carne é introduzida em panelas de ferro diferentes e aí fritos na própria gordura que libertam, apenas lhes sendo acrescentado sal grosso a fim de realçar o seu sabor. Quando já estão confecionados, são espremidos para que o excesso de gordura seja libertado.


Além do Chichorro, este ano será dada também importância a outra iguaria: a Morcela. Com a ajuda das gentes mais antigas, serão enchidas as morcelas, um dos enchidos mais populares da região.


Esta que é a primeira iniciativa a realizar no âmbito do Ciclo de Festivais de Cultura Popular 2023, promovido pela Câmara Municipal da Guarda, é organizada em colaboração com a Associação Cultural e Recreativa de Vila Mendo.


Conteúdo Recomendado