O programa do ciclo de festivais de cultura popular decorre desde junho e incluiu iniciativas nas freguesias de São Pedro do Jarmelo, Corujeira e Trinta, Fernão Joanes, Famalicão da Serra e Videmonte. O ciclo culmina com a “Viagem às Raízes”, em Arrifana.
Com a realização desta atividade, o Grupo de Cantares de Arrifana pretende “reviver todo um passado que com o decorrer do tempo se vai diluindo e apagando da memória das gentes, reportando-nos aos anos 30 e 40 do século passado”. O evento terá início no sábado (dia 9), pelas 18 horas, com o início das atividades económicas tradicionais, que terão como objetivo recriar as atividades desenvolvidas em meados do século XX, assim como apresentar as indumentárias e “mostrar” os utensílios utilizados pelo lavrador, a ceifeira, o manejeiro, o padeiro, entre outros. Para as 21h30, o Teatro do Imaginário apresentará a peça “O Doido e a Morte”, seguido de bailarico tradicional ao som da concertina.
Durante a tarde de domingo irão atuar o Rancho Folclórico de Vila Franca das Naves e o Grupo de Cantares de Manhouce.Também o Grupo de Cantares de Arrifana irá encenar a malha do pão “Da malha manual à malha mecânica” e “Pão no forno”.
Durante o decorrer do evento haverá artesanato, venda de produtos da terra e tasquinhas.
Esta iniciativa surge pela mão do Grupo de Cantares de Arrifana, com o apoio do Município da Guarda, Junta de Freguesia de Arrifana, Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos “Os Amigos de Arrifana”, União Social Desportiva e Recreativa de Arrifana (USDRA) e “Arrifana TV”.
PROGRAMA
Dia 9, sábado
18h00 – Início das atividades económicas tradicionais
Taberna do Ti Zé Manel, Tasca da Ti Clementina, Tasca das Vizinhas;
Barraquinhas; Exposição/venda de produtos da terra e artesanato.
19h30 – Sardinhada e caldo verde
21h30 – Teatro do Imaginário com a peça “O doido e a morte”
22h30 – Bailarico
Dia 10, domingo
14h00 – Reinício das atividades económicas tradicionais
15h00 – Rancho Folclórico de Vila Franca das Naves
16h00 – Encenação 1 “Da malha manual à malha mecânica” e “Pão no forno”
16h30 – Grupo de Cantares de Manhouce
18h00 – Encenação 2 “Da malha manual à malha mecânica”
18h30 – Bailarico ao som do acordeão