Verão de São Martinho vai manter-se durante a semana

A previsão do IPMA indica que o sol de ‘São Martinho’ vai manter-se durante a semana, com as nuvens altas a marcarem presença a partir da próxima quarta-feira.

Para hoje, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no Minho até ao início da manhã.

O vento soprará em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, soprando moderado (20 a 30 km/h) no Algarve, em especial nas terras altas e na faixa costeira. O IPMA prevê ainda uma pequena descida da temperatura mínima.

Nos Açores e para o grupo ocidental, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, com abertas, tornando-se encoberto na tarde, e períodos de chuva fraca a partir da tarde. O vento será sudoeste muito fresco (40/50 km/h) com rajadas até 65 km/h.

Para as ilhas do grupo central, o IPMA antevê céu geralmente pouco nublado, com vento sudoeste bonançoso (10/20 km/h), tornando-se moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h. Já para as ilhas do grupo oriental, o instituto de meteorologia prevê céu pouco nublado, aumentando a nebulosidade para a tarde, enquanto o vento será fraco (05/12 km/h) na madrugada, tornando-se moderado (20/30 km/h) de sudoeste.

Para a Madeira, o IPMA calcula céu com períodos de muita nebulosidade, em especial por nuvens altas a partir da tarde, com o vento a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste, tornando-se moderado (20 a 35 km/h) de sul nas zonas montanhosas a partir da manhã. Para o arquipélago está prevista ainda uma pequena descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa estas vão oscilar entre 14 e 23 graus Celsius, no Porto entre 14 e 22, em Braga entre 10 e 24, em Viana do Castelo entre 11 e 21, em Vila Real entre 10 e 20, em Bragança entre 08 e 19, em Viseu entre 10 e 21, em Coimbra entre 13 e 24, na Guarda entre 10 e 18, em Castelo Branco entre 12 e 22, em Évora e Santarém entre 12 e 24, em Leiria entre 11 e 25, , Beja entre 13 e 24, em Faro entre 17 e 23, no Funchal entre 18 e 23, em Angra do Heroísmo e Santa Cruz entre os 13 e os 20 e em Ponta Delgada entre os 12 e 18.

Segundo dados disponibilizados na página da Marinha Portuguesa na Internet, com atualização das 21:08 de domingo, está fechada a toda a navegação a barra algarvia de Alvor, enquanto as de Povoa do Varzim, Vila do Conde e de São Martinho do Porto estão condicionadas.

A barra de Póvoa do Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e estas devem navegar apenas duas horas antes e até duas horas depois da preia-mar.

Já a barra de Vila do Conde está condicionada a embarcações de comprimento até 12 metros e/ou calado inferior a dois metros, que devem praticar o porto apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a praia-mar.

A barra de São Martinho do Porto encontra-se condicionada devido a assoreamento, devendo ser praticada apenas em praia-mar.


Conteúdo Recomendado