Verão começa com chuva, granizo e trovoada

O verão começa hoje com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus, adiantou à Lusa a meteorologista Patrícia Gomes.

O solstício de verão ocorrerá às 11h07 de hoje, marcando o início da estação no hemisfério norte. O verão vai prolongar-se por 93,66 dias até ao próximo Equinócio, a 23 de setembro de 2018, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa.

O verão trouxe, este ano, na ‘bagagem’ aguaceiros fortes, granizo, vento forte e temperatura máxima, com exceção do Algarve onde está prevista uma subida.

Aliás, a severidade das condições meteorológicas levaram as entidades competentes a declarar aviso amarelo até às 21h00 desta quinta-feira nos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco. O aviso amarelo, o terceiro menos grave de uma escala de três, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão descer hoje no continente entre 5 a 10 graus Celsius. De acordo com o Instituto, a descida das temperaturas está associada a uma mudança na massa de ar, que tem tido um trajeto atual do interior do norte de África e que hoje tenderá a vir do mar e será mais fria e húmida.

Apesar de o cenário não ser o mais convidativo à receção da estação do ano, recorde-se que o verão de 2017, de acordo com o IPMA, foi o sexto mais quente desde 2000 e o nono mais quente desde 1931, altura em que se iniciou esta série de medições.

O valor da temperatura média dos meses de junho, julho e agosto desse ano foi de 22.70 graus Celcius, 1.43º acima do valor médio. O tempo foi excecionalmente quente em junho, que foi o terceiro mês de junho mais quente desde 1931.

O verão de 2017 registou, ainda, o terceiro valor médio da temperatura do ar mais alto desde 1931, tendo sido de 30.22 graus Celcius, 2.59º acima do valor médio.

Esse verão foi ainda o terceiro mais seco desde 2000 (depois de 2005 e 2016) e o sétimo mais seco desde 1931, tendo sido registados 23 milímetros de precipitação, que correspondem a cerca de 40% do valor médio.


Conteúdo Recomendado