Estudantes apresentam projetos turísticos em viagem de comboio pela Linha da Beira Alta

Os 66 estudantes universitários envolvidos no desafio “Tourism Train Experiences” vão apresentar na sexta-feira e no sábado 20 projetos para desenvolver o turismo no interior do país, durante uma viagem de comboio pela Linha da Beira Alta.

A iniciativa da Universidade Europeia e do Turismo de Portugal, organizada pelo segundo ano consecutivo, tem como objetivo “potenciar o turismo ferroviário e as regiões portuguesas com menor crescimento turístico através de projetos de estudantes universitários que se destaquem pelo empreendedorismo e pela inovação”.

Segundo os promotores, um total de 66 estudantes universitários apresentarão os seus projetos às diferentes entidades regionais durante uma viagem de comboio pela linha da Beira Alta, que começa em Lisboa e inclui paragens em Entroncamento, Coimbra, Mangualde, Guarda, Vilar Formoso e Nelas.

A viagem terá início na sexta-feira, pelas 8 horas, em Santa Apolónia (Lisboa). A chegada está prevista, à mesma estação, para as 22 horas do dia seguinte.

Ao longo do percurso, os alunos “são desafiados a apresentar os seus projetos empreendedores focados na promoção da Beira Alta como região turística e dedicados ao tema ‘Lendas e Tradições da Península Ibérica'”, segundo a diretora da Escola de Turismo da Universidade Europeia, Antónia Correia.

“Para além de proporcionar uma experiência de competição diferente, por decorrer numa viagem de comboio, a iniciativa irá selecionar um projeto por cada localidade de passagem com destino à região da Beira Alta, nomeadamente Entroncamento, Coimbra, Mangualde, Guarda, Vilar Formoso e Nelas, e que abrange diferentes áreas do turismo envolvidas nesta iniciativa inovadora (militar, histórico, ferroviário, gastronómico, de natureza e lendas e tradições)”, refere Antónia Correia.

Os sete projetos vencedores serão posteriormente anunciados na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa de 2017 e vão ter à disposição “um programa de incubação para poder tornar possível a sua concretização”, referem os promotores em nota hoje enviada à agência Lusa.

Criar na região do Dão um centro interpretativo dos sabores regionais, aproximar Portugal e Espanha utilizando como pretexto as guerras de Almeida, descobrir a Reserva da Faia Brava, descobrir Coimbra e a sua universidade através do universo de Harry Potter e pôr a circular um “comboio musical” na linha da Beira Alta, são alguns dos projetos concorrentes.

Os alunos que participam no “Tourism Train Experiences” frequentam as licenciaturas em Gestão Hoteleira, em Turismo e em Hospitality & Tourism Management da Universidade Europeia, mestrados em Turismo da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico da Guarda, e cursos de Hotelaria e Turismo da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego.

Concebido e desenvolvido pela Universidade Europeia, com o apoio do Turismo de Portugal, o projeto conta com o apoio do Governo, de autarquias, do Instituto Politécnico da Guarda, da Universidade de Coimbra, da CP Comboios de Portugal e da Confederação do Turismo Português, entre outras entidades.


Conteúdo Recomendado