Associação investe 2,5 ME na rede de aldeias da Serra da Estrela

A Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM) prevê investir 2,5 milhões de euros até 2020 na valorização de recursos dos municípios ligados à Serra da Estrela, disse esta quarta-feira o novo presidente do organismo.

José Francisco Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, foi eleito esta quarta-feira para a liderança da ADIRAM, que reúne entidades públicas e privadas de nove concelhos, em representação de cerca de 40 aldeias.

“A nossa motivação é a valorização do interior”, integrados num “esforço nacional que visa criar essas condições de desenvolvimento” em territórios que são maioritariamente de baixa densidade demográfica, declarou Francisco Rolo à agência Lusa.

Criada em 2013, integrando inicialmente dez aldeias do município de Seia, no distrito da Guarda, a ADIRAM foi depois alargada a mais oito concelhos.

Entre outros membros, fazem também parte da nova direção, eleita em lista única para um mandato de dois anos, numa reunião realizada na Junta de Freguesia de Cabeça, concelho de Seia, os presidentes das câmaras da Guarda e Gouveia, Álvaro Amaro e Luís Tadeu, respetivamente, ambos como vice-presidentes da associação.

Francisco Rolo disse que, ao abrigo da presente versão do Programa de Valorização Económica de Recursos (PROVERE), “a associação está a negociar” um financiamento comunitário de 2,5 milhões de euros, admitindo que este montante possa aumentar para três milhões de euros.

O autarca salientou a importância de promover o turismo na área da ADIRAM, bem como outras atividades e negócios que contribuam para “atrair visitantes e criar emprego”, a fim de inverter a tendência de desertificação das aldeias serranas nas últimas décadas.

Francisco Rolo sucede na presidência da direção a Jorge Brito, atual secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que passa a presidir à Assembleia Municipal da ADIRAM.

Seia, Oliveira do Hospital, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia, Manteigas, Guarda, Fundão e Covilhã, nos distritos de Coimbra, Guarda e Castelo Branco, são os municípios que integram a associação.


Conteúdo Recomendado