A agenda, intitulada “Guarda o Verão” incide sobre os meses de julho, agosto e setembro, e inclui festivais diversos, atividades desportivas, feiras, iniciativas ligadas aos livros e leitura ou a animação do centro histórico.
Sob o tema “para que não te escape nem um dia do verão guardense”, alguns dos destaques da agenda vão para o festival Guarda in Jazz, de 10 a 16 deste mês ou as Férias Musicais, de dia 19 a 26. Segue-se, entre os dias 10 e 13 de agosto, o Festival de Blues e, de 28 a 31 do mesmo mês, o EFE de Festival (Bandas de Cá).
Ao longo dos três meses há festivais de cultura popular em diversas localidades do município, promovendo a divulgação do património cultural local, bem como eventos de animação do centro histórico da mais alta cidade de Portugal.
Entre 21 e 31 de agosto está agendado o Moviment’Arte e, nos dias 09 e 10 de setembro, a Feira Farta. As atividades desportivas, essas, já começaram no final de junho e estendem-se até meados de agosto, e há iniciativas no museu e biblioteca municipais ao longo de todo o verão.
Hoje foi também divulgado o programa das Festas da Cidade, que decorrem este mês, entre os dias 22 a 30. Serão três palcos, distribuídos entre a praça Luís de Camões (intitulado Forte e com abertura às 23:00), Alameda de Santo André (palco Mundos, com espetáculos a partir das 21h30) e Feelarmonias, no Jardim José de Lemos, espaço reservado a bandas filarmónicas e agrupamentos ligados ao estilo ‘dixieland’ (jazz tradicional) e ‘brass’, conjuntos compostos por instrumentos de sopro e percussão.
No palco Forte o destaque vai para os concertos de Dino D’Santiago e de Virgul (sexta, dia 28), Xutos & Pontapés e o dj Wilson Honrado (dia 29) e Marisa Liz, vocalista dos Amor Eletro, agora a solo, e o rap/rock dos Protest & Survive (domingo, dia 30).
Já no palco Mundos, alguns dos destaques incidem sobre o 41.º Festival de Folclore da Cidade da Guarda (sábado, dia 22) ou o Festival de Cavaquinhos do Centro Social da Póvoa do Mileu, uma semana mais tarde. Ainda neste espaço, entre os dias 24 e 27, sempre às 18h00, será apresentado o ciclo de documentários “As Artes da Terra”.
Pode consultar a programação de verão AQUI.