O pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG) recebe, no dia 29 de junho, pelas 21h30, o projeto de intervenção social “UNA” de Teresa Fabião que aposta numa união entre a arte, saúde e educação.
“UNA” explora o vírus HIV como metáfora e motor de transformação individual e coletivo, refletindo sobre como esses processos iluminam caminhos para o momento atual. Tem como base uma dramaturgia assente em metáforas e estados corporais, explora processos de transformação movidos pela coexistência com o vírus HIV.
Através de entrevistas a quem convive com esta doença e histórias de resiliência de outros corpos, discutem-se temas sociais como discriminação e opressão e a forma como o corpo se transforma.
A criadora do projeto, Teresa Fabião, desenvolve atividades artísticas de criação, formação e investigação traçando um percurso multidisciplinar nos trânsitos entre diversas linguagens do corpo (dança clássica, contemporânea, danças africanas e afro-brasileiras).
O espetáculo conta com o apoio da Fundação Gulbenkian, Fundação GDA, Estúdios Victor Cordon, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, TMP e Rivoli e é uma co-produção do Teatro Municipal da Guarda. A performance terá a duração de uma hora e o bilhete tem o custo de 5 euros.
Criação e Interpretação: Teresa Fabião
Vídeo: Luís Rosa Lopes
Sonoplastia: Cláudio Tavares
Desenho de Iluminação: Luísa L´Abatte
Operação: Célia Correia
Figurino: Patrícia Costa
Produção: Clara Charmel & Patrícia Dis
Design: Pedro Faria Cunha
Comunicação Digital: Margarida Mata
Apoio Dramatúrgico: Ronaldo Serruya & Luis Mestre
Apoio teatral: Luciano Amarelo
Registo e Trailer: Carlos Dias Produções
Colaboradores [voz-off]: Celina, Isabel, Felipe Machado, Franco Fonseca, Luca Modesti, Paolo Gorgoni, Sónia Cardoso, Xan Marçal, Julie Dowling
Apoios: Fundação Gulbenkian, Fundação GDA, Estúdios Victor Cordon, CAMPUS Paulo Cunha e Silva/ TMP/ Rivoli
Co-produção: Teatro Municipal da Guarda – TMG