Terceiro “Salão de Outono” da Guarda destaca obras do Futurismo e Surrealismo

A iniciativa contemplará uma homenagem ao fundador do Futurismo em Portugal, Guilherme de Santa-Rita (Santa-Rita Pintor), e obras de Eurico Gonçalves.

O Museu da Guarda vai acolher, entre 07 de novembro e 08 de janeiro de 2019, o “3.º Salão de Outono – Aberto para Obras”, que destacará “obras do Futurismo e Surrealismo português”. A inauguração está marcada para o dia 07 de novembro, às 19h30.

Segundo a Câmara Municipal da Guarda, a iniciativa contemplará uma homenagem ao fundador do Futurismo em Portugal, Guilherme de Santa-Rita (Santa-Rita Pintor), e obras de Eurico Gonçalves, “um dos mais emblemáticos representantes do Surrealismo português”.

A organização refere em comunicado hoje divulgado que o “3.º Salão de Outono – Aberto para Obras” incluirá também exposições de Javier Seco e de Susana Miranda, fotografia do Cineclube da Guarda e do Centro de Estudos Ibéricos.

O programa contempla ainda a inauguração da “Via Pictórica – Painéis Digitais Murais”, de uma instalação de esculturas no Campus Internacional de Escultura Contemporânea e a apresentação de vários catálogos, entre eles o da exposição de Paula Rego, “As Infâncias perduráveis | The enduring childhoods”, realizada durante o 3.º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea Cidade da Guarda (SIAC), que decorreu em junho.

A edição de 2018 do “Salão de Outono” da Guarda conta com a colaboração da Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa “na instalação de um monólito insculturado”, segundo a nota.

A fonte refere que o evento cultural, que abre portas ao público no dia 06 de novembro, às 18:00, pretende “reforçar a nova dinâmica do museu, implementada com a gestão do Município da Guarda”, iniciada em 2015, após a assinatura de um contrato interadministrativo de transferência, celebrado entre a autarquia e a Direção Regional de Cultura do Centro.

O “3.º Salão de Outono – Aberto para Obras” da Guarda compreende, além das criações plásticas de diversas áreas, parte das obras que tiveram origem no 3.º SIAC, que decorreu entre 04 e 18 de junho e onde estiveram representados 21 países, com um total de 140 artistas e dez exposições.

 

 


Conteúdo Recomendado