De acordo com o IPMA, neste sábado, no domingo e no início de setembro o tempo “deverá ser quente, com céu geralmente limpo e vento fraco, com valores da temperatura máxima acima de 30 graus centígrados na generalidade do território do continente, em particular no litoral das regiões norte e centro”.
Num comunicado divulgado no seu site, o IPMA refere ainda que “os valores mais elevados da temperatura máxima deverão ultrapassar os 35 graus nas regiões do interior no início da próxima semana”.
“Pelo contrário, no Algarve, com a predominância do fluxo de sueste, prevê-se uma pequena descida de temperatura máxima, que deverá fixar-se em valores próximos de 30 graus”, acrescenta.
Esta subida de temperatura deve-se à “intensificação de um núcleo anticiclónico a norte da Península Ibérica”, que “a partir de sexta-feira vai favorecer a circulação de leste nas regiões do norte e centro com transporte de uma massa de ar quente e seco”.
Segundo o IPMA, no arquipélago da Madeira a situação meteorológica continua sem alterações, com a temperatura máxima a rondar 28 graus no Funchal.
A região está sob aviso amarelo (o segundo menos grave de uma escala de quatro) até às 18 horas de sábado, devido ao calor.
O Algarve está desde a tarde de hoje e até às 22 horas de quinta-feira sob o mesmo aviso.