Teleassistência a Idosos é objeto de protocolo de cooperação entre o Município de Santa Comba Dão e a Guarda Nacional Republicana

No passado dia 29 de julho, foi assinado, no salão nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação entre a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o Município de Santa Comba Dão, que lança as bases de uma parceria no âmbito do Projeto de Teleassistência a Pessoas Vulneráveis (PPTV).

No terreno, o PPTV é posto em prática através da entrega de um dispositivo de contacto a cidadãos em situação de risco ou de vulnerabilidade, que permite a emissão, 24 horas por dia, de alertas e o consequente espoletar de meios de assistência ou socorro. Os destinatários são pessoas idosas em situação de dependência, incapacidade, solidão ou isolamento.

Segundo a autarquia, “serão incluídas, numa primeira fase de teste, cinco cidadãos, sendo que posteriormente o projeto será alargado a mais pessoas, consoante as necessidades sinalizadas. Aos utentes será entregue e explicado o funcionamento deste dispositivo, que permite comunicar bidirecionalmente com a Guarda Nacional Republicana. Assim, através do acionamento de um botão SOS será feita uma ligação para  a GNR que, nessa circunstância,  verificará o contexto do contacto. O mesmo dispositivo  possibilita que o utente seja contactado pela própria GNR, ao gerar alertas relacionados com potenciais quedas, imobilidade ou descarregamento de bateria.  O sistema de teleassistência será monitorizado em permanência através do portal E-Guard que vai passar a estar  acessível na Sala de Situação do Comando Territorial da GNR de Viseu, com a informação de todos os utentes do PPTV”.

No quadro deste protocolo, o Município será responsável por suportar os custos de aquisição de equipamentos e outras despesas associadas à  implementação deste projeto, cuja componente de desenvolvimento tecnológico é apoiada pela Agência de Desenvolvimento para a Sociedade de Informação e Conhecimento (ADSI).    

Leonel Gouveia, presidente da Câmara Municipal, louvou a importante componente prática do PPTV, que se traduz”num pequeno, mas importante passo para estar na primeira linha no apoio a idosos”, muitos “sem retaguarda familiar e em situações de maior dificuldade”. O responsável máximo do Município salientou que o projeto vem, ainda, ao encontro de toda uma política de apoio à comunidade sénior empreendida pela autarquia e que, muito recentemente, se traduziu no regulamento do Conselho Municipal de Proteção ao Sénior.  

Vítor Assunção da Guarda Nacional Republicana de Viseu destacou o facto do PPTV corresponder a um projeto sem fins lucrativos, que classificou como “serviço público”, na medida em que possibilita a assistência a uma população mais vulnerável – os idosos, contribuindo para a sua segurança. O projeto protela também a institucionalização de pessoas idosas, permitindo ampliar a sua permanência em casa, num ambiente que se sentem bem, garantindo-lhes maior bem-estar e qualidade de vida.


Conteúdo Recomendado