Prevê-se ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros durante a tarde, em especial no litoral Norte e Centro. O vento tende a soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) predominando do quadrante sul.
Quanto às temperaturas, Beja será a cidade mais quente com 32 graus Celsius, Évora com 30º, Leiria, Castelo Branco e Portalegre a chegar aos 29º, Braga aos 28º, Bragança, Viana do Castelo e Funchal aos 27º, Porto aos 26º e Lisboa, Faro e Sines aos 25º.
Sete concelhos com risco elevado de incêndio
Sete concelhos de Portugal continental apresentam hoje risco elevado de incêndio, divulgou IPMA.
O distrito de Faro, com quatro, é o que apresenta mais concelhos em risco: Monchique, Sines, Loulé, Alcoutim.
Odemira, no distrito Beja encontra-se também sob risco elevado de incêndio, o terceiro de uma escala de cinco.
Mação, em Santarém, e Idanha-a-Nova, em Castelo Branco, são os restantes concelhos em risco elevado de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
A ilha da Madeira e as ilhas do grupo central e oriental dos Açores estão hoje sob aviso amarelo, de acordo com o IPMA.
Depois de ter estado sob aviso vermelho entre as 00h00 e as 06h00, a ilha da Madeira passou a amarelo até às 09h00, para chuva e aguaceiros, que podem ser por vezes fortes, mantendo ainda o aviso amarelo para a persistência de valores elevados da temperatura máxima até às 20h00 de hoje, que atinge os 27 graus Celsius.
Estes avisos são extensivos à ilha do Porto Santo.
O IPMA prolongou também o aviso de mau tempo para sete ilhas dos Açores – Santa Maria, São Miguel, Pico, Faial, Graciosa, São Jorge e Terceira – até às 12 horas de hoje.
Na segunda-feira, a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) registou 11 incêndios, que foram combatidos por 158 bombeiros, com o apoio de 38 veículos.