Último dia para concorrer ao programa Porta 65 Jovem

Tem até às 17 horas do dia de hoje para se candidatar ao período de candidaturas de setembro de 2021, para a Porta 65 Jovem. Se a candidatura for aprovada, terá direito a este apoio financeiro durante 12 meses.

Esta quinta-feira, dia 30 de setembro, é o último dia para concorrer ao período de candidaturas de setembro de 2021, para a Porta 65 Jovem. As candidaturas terminam pelas 17h00, pode-se ler na página oficial do sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens.

Recorde-se que para concorrer, deverá preencher a sua candidatura no Portal da Habitação, acedendo à opção ‘Apresentar Candidatura’ com o NIF (número de identificação fiscal) e a senha de acesso à Autoridade Tributária.

Se a candidatura for aprovada, o jovem tem direito a este apoio financeiro durante um ano, tal como explica o sistema no site oficial. Até ao dia 8 de cada mês, é transferida uma percentagem do valor da renda para o NIB indicado na candidatura. O apoio inicia-se após a saída do resultado do concurso.

Note que o período de análise das candidaturas é de 45 dias após o fecho das candidaturas de setembro. As listas de resultados das candidaturas são publicadas no portal, após o período de análise. Geralmente, o resultado das candidaturas de setembro é divulgado em dezembro

De realçar que este programa estipula valores máximos para as rendas pagas pelos beneficiários. De acordo com o regulamento, a renda não pode ultrapassar a renda máxima admitida na zona onde se localiza a habitação e para a tipologia da casa e não pode ter um valor superior a 60% do rendimento médio mensal bruto do agregado (taxa de esforço). Por exemplo, em Lisboa, o custo máximo cobrado para os apartamentos de tipologia T0 e T1 é de 575 euros. Já no Norte do país, o montante não ultrapassa os 463 euros.

Recorde-se que o Programa Porta 65 – Jovem é um sistema de apoio financeiro ao arrendamento por jovens, isolado, constituídos em agregados ou em coabitação, regulado por um conjunto de diplomas legais, que tem como objetivo regular os incentivos aos jovens arrendatários.


Conteúdo Recomendado