Sete concelhos de distrito da Guarda em risco “Máximo” de incêndio

Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso apresentam hoje risco “Máximo” de incêndio.

Vinte e dois concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Braga, Guarda e Coimbra apresentam hoje risco “Máximo” de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, os concelhos de Monchique (Faro), Mação, Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã, Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa, Góis, Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva (Viseu), Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto (Braga) estão hoje em risco ‘Máximo’ de incêndio.
O Instituto colocou também em risco “Muito Elevado” e “Elevado” de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental, exceto Leiria.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “Reduzido” e “Máximo”.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Quanto ao estado do tempo, céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã e a partir do fim da tarde, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira da região centro.
Durante a tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior norte e centro.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado, predominando de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde, e temporariamente de sudoeste na costa sul do Algarve. É espera também uma pequena descida da temperatura máxima.
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, aguaceiros fracos nas vertentes norte até meio da manhã, vento moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas e pequena subida da temperatura.
Nos Açores está previsto céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva pontualmente forte durante a madrugada e manhã e vento sudoeste moderado.
Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 27 graus celsius, no Porto entre 15 e 23, em Braga entre 15 e 32, em Vila Real entre 18 e 33, em Viseu entre 18 e 32, em Bragança entre 17 e 34, na Guarda entre 19 e 31, em Coimbra entre 14 e 27, em Castelo Branco entre 21 e 37, em Portalegre entre 21 e 34, em Santarém entre 16 e 30, em Évora entre 16 e 36, em Beja entre 17 e 35, em Faro entre 20 e 31, no Funchal entre 21 e 27, em Ponta Delgada e na Horta entre 20 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 22 e 25.


Conteúdo Recomendado