Debater as práticas e desafios no resgate em ambiente montanhoso é o objetivo de um seminário que vai juntar especialistas e profissionais do socorro e proteção civil no sábado, em Manteigas, no distrito da Guarda.
O “Seminário de Resgate em Montanha” é organizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, no âmbito das comemorações dos 70 anos da instituição.
O encontro “é especialmente relevante para a região da Serra da Estrela, um território com características geográficas complexas que exige conhecimentos técnicos específicos e uma preparação rigorosa para operações de salvamento”.
“Faz todo o sentido organizar este seminário em Manteigas, onde são solicitadas operações de resgate quer no maciço central, quer mesmo nos muitos percursos pedestres que existem”, disse à agência Lusa o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Manteigas.
Cláudio Serra acrescenta que o objetivo é “munir os nossos operacionais do maior volume de qualificações”, pois elementos “mais qualificados garantem socorro mais profissional porque os conhecimentos são diferenciados”.
Entre os oradores confirmados estão Marco Pires, adjunto de Comando da Força Especial de Proteção Civil, António Mendes Alves, comandante dos Bombeiros Voluntários de Loriga (Seia), Armando Teixeira, atleta de ultra trail com larga experiência em provas de montanha, e Paulo Roxo e Daniela Teixeira, reconhecida dupla portuguesa de escalada e alpinismo.
Participam ainda o sargento Elísio Roque, do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, especializado em operações de montanha, Pedro Verão e Rui Saraiva, da VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) da Guarda, bem como Carlos Baía e Paulo Sanches (Clube de Montanhismo da Guarda).
Estes e outros intervenientes vão falar sobre temas como “Bombeiros, a realidade do resgate em montanha”; “Emergência pré-hospitalar em alta montanha: desafios e estratégias”; “Resistência mental e física”; “Sobrevivência em montanha”; e “Práticas de segurança e resgate em montanha em Portugal”.
O seminário tem início pelas 09 horas, no auditório do centro cívico de Manteigas. A entrada é livre.