Recrutamento para Brigada de Sapadores Florestais na área da CIM Região de Coimbra

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra anunciou hoje que se encontra a decorrer procedimentos concursais para a criação de brigadas e equipas de sapadores florestais.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC) tem a decorrer o procedimento concursal para preenchimento de um posto de trabalho na categoria de Técnico Superior e cinco postos para Assistentes Operacionais para constituição de uma brigada de sapadores florestais.

De acordo com a CIM RC, as funções inerentes ao Técnico Superior consistem em desempenhar ações de líder da brigada de Sapadores Florestais, habilitado na área da silvicultura, credenciado em fogo controlado, que supervisiona, orienta e monitoriza a atividade da referida brigada. O Técnico Superior terá também de coordenar equipas de sapadores florestais, nomeadamente no apoio e coordenação de intervenções de prevenção estrutural, prestar assessoria técnica no teatro de operações de incêndios florestais e em centros de decisão de combate a incêndios florestais da Autoridade Nacional de Proteção Civil e acompanhar ações de manutenção da rede primária de Defesa da Floresta contra Incêndios, na realização de ações de consolidação e pós-fogo e estabilizações de emergência.

Os futuros elementos de Assistentes Operacionais da brigada de sapadores florestais terão a responsabilidade de contribuir para a diminuição do risco de incêndio, através da silvicultura preventiva, nomeadamente na realização de ações de redução de combustível e resiliência do território aos incêndios florestais. Ficarão ainda responsáveis pelo manuseamento de equipamentos moto-manuais ou mecânicos de gestão florestal e outras atividades que sejam solicitadas pela CIM RC.

Consulte todas as informações relativas aos procedimentos concursais, AQUI.

 

A CIM Região de Coimbra é uma comunidade intermunicipal que integra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.


Conteúdo Recomendado