Promobiomasse apresenta novo website

O site apresenta boas práticas e informação relativa à biomassa como fonte de energia.

O website do Promobiomasse “A energia renovável que cresce a seu lado” foi apresentado pela Nasuvinsa, sociedade pública do Governo da Navarra, no comité de pilotagem levado a efeito por todos os parceiros do projeto em Lannemezan, (Occitânia, França).

O novo site https://promobiomasse.eu, inclui versões em inglês, espanhol, francês e português, e um dos objetivos principais é dar a conhecer boas práticas existentes em todo o território SUDOE (sudoeste da Europa) no que respeita à extração, transformação, logística, comercialização e procura de biomassa, refere uma fonte da ENERAREA.

As entidades e pessoas interessadas na biomassa como fonte de energia encontrarão no site exemplos de boas práticas e encontrarão também um conjunto de informações sobre a biomassa, quais as suas formas de aproveitamento para a produção de energia térmica, elétrica e mecânica, assim como as várias certificações nacionais e internacionais existentes que garantem a qualidade dos produtos energéticos obtidos a partir da biomassa.

Na secção do site denominada “Projeto”, explica-se em que consiste o Promobiomasse, uma aposta na cooperação transnacional que pretende impulsionar o mercado energético da biomassa no território SUDOE. Nessa mesma secção são também apresentados os parceiros do projeto, nomeadamente a Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior (ENERAREA), o Centre Tecnològic Forestal de Catalunya (CTFC), a sociedade pública do Governo da Navarra Navarra de Suelo y Vivienda, SA (NASUVINSA), a Agencia Extremeña de Energía (AGENEX), do norte de Portugal, a Communauté de Communes du Plateau de Lannemezan (CCPL), do departamento francês de Hautes-Pyrénées, e a Association des Communes Forestières des Pyrénées Atlantiques (COFOR64), dos Pirenéus Atlânticos, e ainda as 19 entidades associadas.

 

O que é a biomassa

A biomassa é obtida a partir de matéria orgânica vegetal ou animal e constitui uma fonte de energia renovável. Entre os benefícios associados ao desenvolvimento de um mercado energético da biomassa, encontram-se a redução de gases com efeito de estufa, a diminuição de resíduos, aos quais se dá uma nova utilidade, e a redução da dependência energética exterior. Para além disso, existem outros benefícios relacionados com o desenvolvimento regional, tais como a criação de emprego local e a valorização de recursos florestais locais.

 

 

 


Conteúdo Recomendado