Projeto Smart Coaching System pretende impulsionar a análise da performance desportiva

No passado dia 23 de julho foram conhecidos os resultados da 12ª Edição do Concurso de Projetos de Vocação Empresarial – Poliempreende – cuja coordenação é assegurada, a nível regional, pela Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, do Instituto Politécnico da Guarda.

O projeto Smart Coaching System foi eleito como vencedor da fase regional do concurso, o que possibilita a sua participação na fase nacional que ocorrerá em setembro de 2015. Este projeto objetiva o desenvolvimento de uma tecnologia de tracking da trajetória de desportistas, mediante a utilização de sistemas de radiofrequência, bem como a conceção de uma aplicação tecnológica que permita disponibilizar informação relevante para os treinadores tomarem decisões mais eficazes no treino.
A conceção deste projeto envolveu uma equipa de empreendedores, constituída pelos docentes do Instituto Politécnico da Guarda (Pedro Tiago Esteves, Pedro Tadeu e Carlos Brigas) e pelos estudantes (Afonso Guerra, André Vieira e Marco Cabo) da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Éder Lopes). A equipa envolveu ainda António Barbosa que desempenha, na atualidade, funções de coordenação na Prozis Football Academy, dedicada à promoção do rendimento no futebol.
Assinale-se ainda que o potencial associado ao projeto Smart Coaching System despoletou já o interesse de investidores para um eventual suporte ao desenvolvimento da ideia de negócio.


Conteúdo Recomendado