Projeto europeu de educação junta geoparques em Idanha

O projeto europeu de educação em Ciências Naturais “ESTEAM”, no qual o Geopark Naturtejo é parceiro do Geopark Idrija (Eslovénia) e do Geopark Magma (Noruega),realizou o seu 2º Meeting nos dias 27 e 28 de março, em Idanha-a-Nova.

O encontro juntou representantes destes três Geoparques Mundiais da UNESCO, escolas da Eslovénia, Noruega e Portugal, incluindo o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, a Universidade de Liubliana e uma empresa islandesa de produtos e aplicações tecnológicas.

O ESTEAM é co-financiado pelo Programa ERASMUS+ da União Europeia e tem como objetivo reforçar as metodologias de ensino em Ciências Naturais, através da ligação entre escolas, especialistas e geoparques, em combinação com atividades de campo e novas tecnologias.

Ao longo de dois dias, decorreram reuniões de trabalho e enriquecedoras saídas de campo em geomonumentos como o Parque Icnológico de Penha Garcia e o Monte-Ilha de Monsanto.

Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova e do Geopark Naturtejo, considera ser valiosa a participação em projetos europeus na área da educação. Este responsável destaca “o contacto com outras estratégias educativas europeias” e a “aquisição de novos conhecimentos e ferramentas por parte de alunos e professores”. “No fundo, projetos como o ESTEAM contribuem para a melhoria da qualidade do ensino neste território”, sintetiza.

Para a coordenadora do Projeto ESTEAM, Mojca Gorjup Kavčičos, do Geopark Idrija, estes territórios “têm excelentes condições para enriquecer a educação na área das Ciências Naturais”. A responsável lembra que “as equipas dos geoparques trabalham estas temáticas no dia a dia e, em muitos casos, já desenvolvem programas educativos com as escolas dos seus territórios”. Um trabalho que serve de inspiração às plataformas digitais e métodos educativos inovadores a implementar pelo ESTEAM.


Conteúdo Recomendado