Projeto “Cogumelos do Côa” chega às escolas do concelho do Sabugal

A pensar nos mais novos e na mensagem que eles podem também transmitir aos adultos, teve início esta semana o programa de educação ambiental dedicado aos cogumelos silvestres, numa organização do Município, integrada na iniciativa “Cogumelos do Côa” desenvolvida no âmbito da “Sabugal + Valor”, em colaboração com o Agrupamento de Escolas.

Esta ação contempla sessões de informação nos jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho do Sabugal.

Com a colaboração do engenheiro Gravito Henriques, especialista em micologia, estas sessões têm como principal objetivo promover a sustentabilidade futura da apanha de cogumelos através da educação.

Pretende-se desta forma dar a conhecer espécies de cogumelos comestíveis e não comestíveis existentes no concelho do Sabugal, conhecer as características morfológicas e reprodutivas dos cogumelos e respetivos habitats, valorizar os cogumelos como produtos endógenos com valor comercial e sensibilizar para a importância da conservação de habitats dos cogumelos.

No final da ação de sensibilização é distribuído um kit por turma para criação de cogumelos na sala de aula, sendo que cada uma das crianças recebe ainda material informativo sobre a temática em causa, nomeadamente um cartaz com as 30 principais espécies de cogumelos do concelho.


Conteúdo Recomendado