Politécnico da Guarda desenvolve projeto para melhorar o uso de medicamentos pelos idosos

Chama-se APIMedOlder e irá ajudar prevenir o uso de medicamento potencialmente inapropriados em idosos através de um sistema de apoio à decisão clínica.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) está a desenvolver um projeto de investigação na área da polimedicação – uso de múltiplos fármacos em simultâneo – para melhorar o uso de medicamentos pela população idosa. APIMedOlder é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e está a ser desenvolvido pelo Politécnico da Guarda em parceria com a Universidade de Aveiro refere uma nota informativa.


“Os projetos de investigação desenvolvidos no Politécnico da Guarda estão alinhados com as nossas áreas de formação e respondem direta ou indiretamente aos desafios das empresas e da sociedade”, realça Joaquim Brigas, presidente do IPG”.


Segundo Fátima Roque, investigadora responsável pelo APIMedOlder, “é pertinente desenvolver este projeto porque, dado as modificações farmacocinéticas e farmacodinâmicas que acontecem com o envelhecimento, a população idosa está mais predisposta ao desenvolvimento de reações adversas a medicamentos”. A docente do IPG explica ainda que o projeto “tem duas fases: a primeira que consiste na operacionalização dos critérios de identificação de Medicamentos Potencialmente Inapropriados, segundo a lista EU(7) PIM, para a realidade portuguesa. Numa segunda fase iremos trabalhar uma ferramenta otimizada que possa ser útil aos profissionais de saúde e aos investigadores na área da farmacoepidemiologia”.


Conteúdo Recomendado