A Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG) e a Câmara Municipal da Guarda vão promover no próximo dia 5 de abril um percurso pedestre temático cultural e turístico no concelho da Guarda, integrado no programa da Semana Santa “Guarda – Cultura e Fé”.
A iniciativa “Culto Privado das Almas” visa valorizar o património material e imaterial religioso das freguesias da Guarda destacando as Alminhas, “cruzeiros”, “pousos”, “cruzes” e “pedras de morto” existentes nestas localidades. Nesta edição a atividade irá decorrer nos Trinta, Corujeira, Fernão Joanes e Meios numa colaboração com a União de Freguesias de Corujeira e Trinta, a Junta de Freguesia de Meios, a Junta de Freguesia de Fernão Joanes; a Raiz de Trinta – Associação Juvenil e com a Confraria Ovelhã.
Este percurso vem na sequência do projeto de levantamento cultural intitulado “O Culto Privado das Almas no Concelho da Guarda” realizado pela AJTG e que constitui um importante acervo documental onde se identificam e registam manifestações como alminhas, cruzeiros, pousos, cruzes e pedras de morto. Estes elementos, ainda visíveis na paisagem do concelho da Guarda, representam antigas crenças na vida após a morte e a ligação entre o espaço profano e o sagrado.
Com o intuito da promoção cultural, turística e ambiental das freguesias da Guarda, a AJTG tem dinamizado este levantamento em forma de percurso, tendo já partilhado com as localidades Vila Fernando, Marmeleiro, Pêra do Moço, Rapoula, Menoita, Verdugal e agora com Trinta, Corujeira, Meios e Fernão Joanes.
Do programa constam um percurso; um almoço; um atelier e jogos tradicionais. O percurso tem aproximadamente 7 km e um grau de dificuldade fácil, tem início nos Trinta com receção aos participantes, entrega de mochilas com reforço alimentar e um folar tradicional dos Trinta (criado propositadamente para esta atividade).
Durante o trajeto, os participantes serão guiados pelos Presidentes das Juntas de Freguesia e pela equipa da AJTG, que irão ajudar a contextualizar o património religioso local, partilhar lendas, narrativas das comunidades e promover a prática de jogos tradicionais.
No fim do percurso, será realizado um almoço nos Meios, seguido do atelier “Fiar as Tradições” durante os quais os participantes poderão explorar saberes ancestrais ligados à região, construir uma boneca com restos de lã e aproveitar para a prática de jogos tradicionais.
Todas as atividades são gratuitas, mas exigem inscrição até dia 31 de março, que podem ser efetuadas aqui.
Percurso pedestre temático cultural e turístico no concelho da Guarda

A iniciativa integrada no programa da Semana Santa “Guarda – Cultura e Fé”, terá lugar no dia 5 de abril.