Pampilhosa da Serra lidera projeto luso-espanhol para inovar seis aldeias

Além de Dornelas do Zêzere, o projeto contempla intervenções na aldeia histórica de Sortelha (Sabugal), na região Centro.

O município da Pampilhosa da Serra lidera um projeto de inovação territorial que envolve aldeias de Portugal e Espanha, e foi um dos 20 distinguidos pela Nova Bauhaus Europeia, anunciou aquela autarquia do distrito de Coimbra.

“A ideia matriz que deu origem a esta candidatura assenta na procura de novas soluções para dinamizar e revitalizar aldeias com um papel estruturante na oferta de bens e serviços na sua envolvente territorial, intervindo em espaços públicos significantes da identidade local, para criar novas centralidades e estimular a sua apropriação para novos usos comerciais, sociais e culturais”, afirmou a Câmara da Pampilhosa da Serra em comunicado.

Este processo é desencadeado “a partir de abordagens contemporâneas, pensadas em conjunto com a comunidade e focadas na religação das atividades quotidianas com a natureza”.

“Num universo de 87 candidaturas provenientes de 18 estados-membros europeus, o projeto ‘Rede de Aldeias para o Futuro’, liderado pelo município de Pampilhosa da Serra, foi um dos 20 distinguidos na primeira convocatória da Nova Bauhaus Europeia dedicada a iniciativa locais”.

Com um “desígnio comum”, trata-se de um projeto centrado em aldeias da eurorregião Euroace, que envolve dois países (Portugal e Espanha), três regiões (Alentejo, Centro e Extremadura) e seis aldeias em seis municípios, sendo que no concelho de Pampilhosa da Serra a intervenção decorrerá em Dornelas do Zêzere, [para] onde estão previstas ações de transformação do espaço público do mercado local e da sua envolvente, com o intuito de qualificar a frente ribeirinha e incitar ao seu uso quotidiano pela comunidade e pelos visitantes”.

Além de Dornelas do Zêzere, o projeto contempla intervenções na aldeia histórica de Sortelha (Sabugal), na região Centro, nas aldeias de Esperança (Arronches) e Corval (Reguengos de Monsaraz), no Alentejo, e nas aldeias espanholas de Llerena e Moraleja, na Comunidade Autónoma da Estremadura.

“A aprovação desta candidatura garante o apoio à concretização dos projetos com acompanhamento interdisciplinar por peritos internacionais designados pela Comissão Europeia, que em cada aldeia colocarão os seus conhecimentos técnicos especializados ao serviço dos projetos, auxiliando na definição das intervenções e na identificação de mecanismos de financiamento comunitários”, informou a Câmara da Pampilhosa da Serra.

O projeto “Rede de Aldeias para o Futuro” tem o apoio das comissões de coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Alentejo e da Região Autónoma da Extremadura, bem como a colaboração das redes Aldeias Históricas e Aldeias do Xisto.

“Foi também contemplado um projeto com inspiração açoriana, idealizado pelo Município da Horta, na ilha do Faial, que consiste na renovação de um edifício histórico para criação de um polo cultural integrador”, de acordo com o comunicado.

A Nova Bauhaus Europeia é “uma das mais conceituadas iniciativas à escala global que, de uma forma criativa e interdisciplinar, procura conectar o European Green Deal (acordo verde europeu) com os diferentes espaços e experiências de vida, convidando agentes públicos, privados e sociedade civil a imaginar e construir um futuro sustentável e inclusivo”.


Conteúdo Recomendado