Obras do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra arrancam em janeiro

Os bombeiros de Famalicão da Serra, no concelho da Guarda, pretendem iniciar em janeiro as obras de construção do novo edifício do quartel, após a aprovação de financiamento comunitário.

Segundo António Fontes, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra, a candidatura do projeto de construção do quartel a fundos europeus, no valor de 618 mil euros, foi aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O POSEUR assegura 85% do valor global da obra (525 mil euros) e os restantes 15% da componente nacional são suportados pela Câmara Municipal da Guarda em 85% e os outros 15%, que equivalem a cerca de 14 mil euros, serão assegurados pela corporação de bombeiros, indicou o dirigente.

“É nossa intenção iniciar a execução do projeto o mais rapidamente possível. Estamos a entregar a obra ao empreiteiro e tudo indica que no início do ano, em janeiro, comecem as obras no terreno”, disse António Fontes.

O responsável lembrou que a aprovação do projeto pelo POSEUR representa o fim de um processo iniciado há cerca de quatro anos, pois a mesma candidatura foi apresentada ao anterior quadro comunitário, mas sem sucesso.

No entanto, referiu que a direção dos bombeiros de Famalicão da Serra verificou, “com alguma pena”, que na candidatura agora aprovada foi excluído o equipamento para o novo quartel, que custa cerca de 25 mil euros.

“É mesmo só o edifício, não consideraram o equipamento, o que nos vai obrigar a fazer um grande esforço financeiro”, admitiu António Fontes.

O novo quartel ocupará uma área de 1.700 metros quadrados e, segundo o dirigente, representará “um novo ciclo” para a corporação de bombeiros que ocupa um edifício cedido pela paróquia e “não tem condições de trabalho nem de operacionalidade”.

Com a construção do quartel pretende-se dotar aquele corpo de bombeiros do concelho da Guarda “de uma infraestrutura adequada à operacionalidade”, uma vez que, presentemente, se aloja “numa infraestrutura sem as condições mínimas de operacionalidade dos seus meios físicos e humanos”, de acordo com o POSEUR.

“Esta candidatura cumpre os critérios técnicos definidos de elegibilidade dos beneficiários e da operação, sendo a duração de implementação prevista de aproximadamente 15 meses”, lê-se na página oficial daquele programa.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Famalicão da Serra foi criada em 03 de julho de 2007, sucedendo à Secção Destacada dos Bombeiros Voluntários de Gonçalo, que também ocupava as atuais instalações.

O corpo de bombeiros foi criado após a tragédia que ocorreu no dia 09 de julho de 2006, quando um violento incêndio florestal ocorrido naquela freguesia do concelho da Guarda vitimou cinco sapadores chilenos e um bombeiro.


Conteúdo Recomendado