Novo aumento à vista: Combustíveis voltam a ficar mais caros na 2.ª feira

As cotações da matéria-prima apontam para aumentos do preço ainda maiores do que os verificados no arranque desta semana.


Se esta semana os preços dos combustíveis aumentaram em força, não se espera que na próxima semana o cenário seja diferente. Aliás, fontes do setor apontam para um acréscimo ainda mais pronunciado na segunda-feira, tanto no caso do gasóleo como no da gasolina.

Ao que indica a SIC Notícias, espera-se um acréscimo do preço do gasóleo na ordem dos 25 cêntimos por litro e uma subida de 15 cêntimos por litro no preço da gasolina. Estes números foram entretanto confirmados pelo Notícias ao Minuto junto de fonte do setor, que explicou que estes acréscimos verificar-se-iam com as cotações atuais e já tendo em conta o desconto no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) anunciado pelo Governo.

Já a Renascença dá conta que as subidas deverão ser de 12 cêntimos no caso da gasolina e de 18 cêntimos no do gasóleo, citando também fontes do setor.

A confirmarem-se estes aumentos, vale sublinhar que vêm no seguimento de os preços terem registado fortes subidas já no arranque desta semana. O gasóleo subiu mais de 14 cêntimos, ao passo que a gasolina aumentou mais de oito cêntimos, o que colocou o preço médio da gasolina simples 95, em território nacional, perto dos dois euros por litro.

No final da semana passada, o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) disse não ter memória de uma “subida tão grande” do preço dos combustíveis.

Governo anunciou novas medidas

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse na terça-feira que o Estado não está a ganhar dinheiro com os combustíveis e que já abdicou de 38 milhões de euros com as medidas que foram tomadas, anteriormente, para mitigar o impacto do aumento dos preços.

Além disso, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o Governo vai baixar em ISP o acréscimo de receita fiscal que obtiver através do IVA aplicado aos combustíveis, medida que entra em vigor na próxima sexta-feira.

A compensação do aumento da receita do IVA por uma redução de igual valor no ISP apenas terá efeito se o preço dos combustíveis subir mais de cinco cêntimos, segundo cálculos da unidade de ‘research’ da BA&N.


Conteúdo Recomendado