Neurocientista Rui Costa escolhido para presidente do Instituto Allen, criado por co-fundador da Microsoft

Depois de ter estado à frente do prestigiado Instituto Zuckerman, em Nova Iorque, o cientista português irá agora comandar o Instituto Allen, com sede em Seattle

Os requisitos eram: “cientista distinto, líder organizacional comprovado e administrador experiente”. E Rui Costa, o neurocientista nascido na Guarda, cumpre-os todos. Em novembro, o Instituto Allen – dedicado à promoção da investigação em biociência e nascido da vontade e do financiamento de Paul G. Allen, co-fundador da Microsoft, falecido em 2018 – tinha anunciado que procurava novo presidente e CEO. Quinta-feira, ao final da tarde, o nome do novo responsável foi anunciado.

“Estamos muito satisfeitos por receber o Rui no Instituto Allen e todos nós, no conselho de administração, esperamos trabalhar mais estreitamente com ele ”, disse Jody Allen, presidente do conselho e irmã de Paul. “Como investigador e cientista ativo, já é um consultor de confiança há vários anos, ajudando a acelerar nosso impacto na ciência do cérebro. Agora, como presidente e CEO, o Rui trará uma liderança exemplar, visão e defesa da ciência aberta para o próximo capítulo do Instituto”, disse no anúncio oficial.

Licenciado em Medicina Veterinária, em 1996, Rui Costa tem feito um percurso sempre dedicado à investigação, com especial destaque para o estudo do cérebro, dos processos de aprendizagem e memória e ainda dos problemas do movimento, como a doença de Parkinson.

Recentemente, e ainda como diretor do Instituto Zuckerman, da Universidade de Columbia, Rui Costa recebeu o prémio Pioneer, atribuído pelo Instituto Nacional de Saúde americano, no valor de cinco milhões de euros, para, ao longo de cinco anos, desenvolver projetos inovadores e arrojados na área do cérebro.

“Acredito firmemente nos princípios fundamentais do Instituto, de procurar missões de grande impacto, com trabalho de equipa e ciência aberta. O meu objetivo é levar esse estilo de ciência a uma nova era de descoberta e impacto. O conhecimento e a ciência têm o poder de transformar as sociedades. O Allen Institute está em posição de escrever um novo capítulo sobre a forma como a ciência é feita, que seja transformador não apenas para a comunidade científica, mas para todo o mundo”, disse Rui Costa.


Conteúdo Recomendado