NERGA promoveu sessão de esclarecimento na passada quinta-feira

No final da sessão de esclarecimentos, os cerca dos 100 participantes tiveram oportunidade de degustar alguns dos nossos melhores produtos da região.

Decorreu na passada quinta-feira, 10 de novembro, nas instalações da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA), a sessão de esclarecimento “Consultoria, Formação, internacionalização e valorização de produtos regionais”.


Promovido pelo NERGA, esta sessão teve como finalidade “apresentar projetos e atividades que visam reforçar a competitividade das empresas e potenciar novas oportunidades de negócio, nas áreas da consultoria, formação, internacionalização e valorização dos produtos regionais”.


A abertura dos trabalhos esteve a cargo de Orlando Faísca, Presidente da Direção do NERGA, que na sua intervenção destacou a importância dos programas de formação-ação no reforço da competitividade das empresas da região e Benvinda Catarino, Diretora de Formação da AIP – Associação Industrial Portuguesa, Câmara de Comércio e Indústria, que apresentou o MOVE PME, Programa que desde de 2008, contribuindo para a modernização do tecido empresarial português e aumento da qualificação dos ativos das empresas.


Esta sessão contou ainda com as intervenções de Celina Trino, da empresa consultora Training Partners, que descreveu o trabalho desenvolvido pelas empresas participantes no projeto MOVE PME desenvolvido pelo NERGA.


Esta edição do MOVE PME contou com a participação de 33 empresas, 14 na tipologia de Organização e Gestão e 19 na Economia Digital, às quais acrescem mais 26 empresas que irão iniciar brevemente a sua participação neste programa, 20 na temática da economia digital e 6 na organização e Gestão, abrangendo um universo de 146 trabalhadores.


Ainda no âmbito da apresentação do MOVE PME, o NERGA convidou Mateus Pires, sócio-gerente da Vectorplano, Lda, para dar o seu testemunho da participação da empresa no Programa.


Na sua intervenção, Mateus Pires destacou a importância do MOVE no “processo de mudança e inovação da empresa, nomeadamente, na implementação do processo de certificação de qualidade, ao abrigo da Norma NP 9001:2015 e do seu contributo para o aumento das qualificações dos colaboradores”.


Esta sessão teve ainda um painel dedicado a internacionalização a cargo de Filomena Pires, Diretora de Internacionalização, Empreendedorismo e Cooperação da AIP, que apresentou as diversas iniciativas que esta Associação possui nessa área e que poderão ajudar as empresas da região a encontrar novas oportunidades de negócios em mercados externos. Entre estas, Filomena Pires realçou, as missões empresariais ao exterior, a presença em feiras internacionais, as missões inversas, ações de capacitação (workshop, fóruns e conferências) e as iniciativas de consultoria especializada.


Por último e no sentido de valorizar os produtos endógenos, Cristina Carrilho, Gestora de projetos de Internacionalização, Empreendedorismo e Cooperação da AIP apresentou o projeto Portugal Sou Eu, iniciativa que visa reforçar “o desenvolvimento das empresas portuguesas, através da valorização da oferta nacional, com base numa estratégia coletiva inovadora, capazes de funcionar como argumentos distintivos para a recuperação económica e promoverem a competitividade do tecido económico”.


Podem aderir ao Selo Portugal Sou Eu produtos e serviços oriundos de empresas nacionais, além do Selo Portugal Sou Eu, existe também o Estatuto Estabelecimento Aderente, atribuído a empresas do comércio e restauração que cumpram condições específicas de comercialização/utilização de produtos com o Selo Portugal Sou Eu. De referir que o valor de adesão oscila em função do volume de negócios.


No final da sessão de esclarecimentos, os cerca dos 100 participantes tiveram oportunidade de degustar alguns dos nossos melhores produtos da região.


Conteúdo Recomendado