Município do Sabugal aprova orçamento de 25 milhões de euros para 2022

A autarquia tenciona iniciar a obra da Casa do Empreendedor, para receber empresas em início de atividade, no valor de 1,3 milhões de euros, considerada pelo autarca como “fundamental” para a fixação de pessoas e de empresas no território.

A Câmara Municipal do Sabugal, no distrito da Guarda, tem um orçamento para 2022 no valor de 25 milhões de euros, que é marcado pela resposta à crise pandémica e é considerado ambicioso pelo seu presidente.

“É um orçamento claramente marcado pela crise pandémica que, por sua vez, originou uma crise económica”, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia do Sabugal, Vítor Proença (PSD).

Segundo o autarca, o orçamento para 2022, de valor igual ao deste ano, também é marcado pelo encerramento do quadro comunitário 2020, pela incerteza do que é o Plano de Recuperação e Resiliência e pela pouca informação relativa ao quadro comunitário 2030.

“É um orçamento com estas contingências, mas não deixa de ser um orçamento ambicioso e que vamos procurar executar durante o ano de 2022”, declarou.

Vítor Proença salienta que, devido à pandemia, o documento “é muito virado” para o apoio social e empresarial.

Referiu também tratar-se de um orçamento “com alguma continuidade” relativamente a projetos que transitam do mandato anterior, cujo executivo integrava.

No próximo ano, o município pretende avançar com as obras de requalificação da entrada sul do Sabugal (intervenção já adjudicada, no valor de 1,1 milhões de euros), da Praça da República e Largo de Santiago (no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana, no valor de 530 mil euros) e a 1.ª fase das infraestruturas da barragem do Sabugal (também no montante de 530 mil euros).

A autarquia tenciona iniciar a obra da Casa do Empreendedor, para receber empresas em início de atividade, no valor de 1,3 milhões de euros, considerada pelo autarca como “fundamental” para a fixação de pessoas e de empresas no território.

A execução da Circular de Mobilidade Suave Inclusiva (1,6 milhões de euros) e a requalificação da 2.ª fase da praia fluvial do Sabugal (773 mil euros), são outras das apostas do município para 2022.

“É claramente um orçamento ambicioso e realista. Não há aqui empolamentos. Aquilo que está definido no orçamento está perfeitamente ao nosso alcance e exequível. As obras estão praticamente todas com projetos aprovados e, a maior parte delas, com as candidaturas já a andar e com os concursos praticamente prontos”, rematou o presidente da autarquia do Sabugal.

O município também dá atenção à área social, à área empresarial e ao setor agropecuário, que estão a passar dificuldades devido à pandemia, e prevê candidatar projetos a fundos comunitários nas áreas das novas tecnologias, da eficiência energética e ambiental, entre outras.

O orçamento do município do Sabugal para 2022 foi aprovado por maioria, com 40 votos a favor e 18 abstenções, na reunião da Assembleia Municipal realizada na quarta-feira.

Os documentos previsionais também foram aprovados por maioria em reunião do executivo, com quatro votos a favor da maioria PSD e três abstenções dos eleitos do PS.


Conteúdo Recomendado