Mau tempo atenua, chuva abranda e temperatura máxima volta a subir

Durante o resto da semana, a temperatura máxima deverá variar ao longo da semana entre 23°C e 29°C nas regiões do interior Norte e Centro.

Embora o fim de semana tenha sido marcado por ocorrência de precipitação sob a forma de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada, esta quarta-feira, as temperaturas terão uma pequena subida, embora o céu continue muito nublado em todo o país, e deverão manter-se sem grandes oscilações ao longo da semana.

Além disso, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na Grande Lisboa e no Grande Porto há apenas “possibilidade de aguaceiros fracos” durante o dia e a temperatura máxima estará entre os 29ºC em Évora e os 22ºC na Guarda e a mínima entre os 18ºC em Faro e os 13ºC em Bragança.

Durante o resto da semana, a temperatura máxima deverá variar ao longo da semana entre 23°C e 29°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 25°C e 31°C na região Sul, entre 22°C e 28°C na zona litoral Oeste e entre 22°C e 28°C na zona litoral Sul. A temperatura mínima no território continental estará entre os 14°C e os 18°C na região Sul e entre os 13°C e os 18°C nas regiões Norte e Centro.

Recorde-se que a presença de uma depressão em altitude formada durante o fim-de-semana na área da Península Ibérica, que se deslocou para oeste e, posteriormente, interagiu com a depressão pós-tropical Franklin sobre o Atlântico numa área entre os Açores e território do Continente, criou condições de instabilidade sul sob o território.

O posicionamento da depressão tem condicionado a maior ou menor frequência de aguaceiros que ocorram sobre o país.


Conteúdo Recomendado