Manteigas promove Expo Estrela para divulgar potencialidades

O evento realiza-se dos dias 22 a 25, no edifício da Praça Municipal daquela vila do distrito da Guarda.

A Câmara Municipal de Manteigas vai promover este mês a Expo Estrela – 2020 para dinamizar a economia local e divulgar o concelho junto dos visitantes que se deslocam ao território na quadra do Carnaval.

Segundo o presidente da autarquia de Manteigas, Esmeraldo Carvalhinho, o evento realiza-se dos dias 22 a 25, no edifício da Praça Municipal daquela vila do distrito da Guarda.

O evento, que pretende ser “uma mostra das atividades económicas e também sociais de Manteigas”, realiza-se numa época do ano em que se assiste a uma “grande visitação à Serra da Estrela”, disse o autarca na conferência de imprensa de apresentação do programa.

A edição deste ano da Expo Estrela junta cerca de meia centena de expositores de artesanato, comércio, indústria, serviços, gastronomia, entre outros.

Esmeraldo Carvalhinho referiu que “Manteigas está na moda” e que o concelho, totalmente integrado na área do Parque Natural da Serra da Estrela, tem hoje “condições confortáveis de alojamento”, o que permite afirmar que “os eventos em Manteigas são cada vez mais atrativos”.

O autarca referiu que, segundo dados do Turismo de Portugal, a atratividade turística do município que lidera está a “crescer acima da média”.

Entre 2014 e 2018, o município de Manteigas cresceu 90,63% em termos de dormidas turísticas, 89% em relação ao número de hóspedes, enquanto os proveitos económicos totais arrecadados foram de 2,6 milhões de euros.

O presidente da autarquia disse ainda no encontro com os jornalistas que o concelho possui atualmente 650 camas para alojamento turístico, número que vai aumentar em breve com a inauguração de duas novas unidades hoteleiras, uma delas com 92 quartos.

Em relação à animação musical da Expo Estrela 2020, Esmeraldo Carvalhinho adiantou que para o dia 22, a partir das 22 horas, estão agendados espetáculos com Banda Boa União – Música Velha e Grupo de Teatro, Cláudia Martins & Minhotos Marotos, Pedro de Troia e Dj Perdiz.

No dia seguinte, destaca-se a atuação da Orquestra de Sopros “Música Nova”, de Matias Damásio e do DJ Trindade.

Para dia 24, estão agendados concertos do grupo Anjos, Banda Kapittal e Dj Rúben Cardoso, e haverá um baile de Carnaval e um concurso de máscaras.

No último dia do certame, dia 25, dia de Carnaval, o programa contempla uma prova de queijo Serra da Estrela (10h30), animação pela Fanfarra NemFáNemFum, um desfile de Carnaval (15h00) e animação pelos Bombos do Grupo de Danças e cantares do Paul.

A Câmara Municipal de Manteigas investe cerca de 101 mil euros no evento anual, que vai na 27.ª edição.

“A Expo Estrela tem um orçamento total de 101 mil euros, mas é um evento com muita qualidade, que não fica nada a dever àquilo que se vê noutros municípios”, reconheceu o presidente da autarquia.


Conteúdo Recomendado