Manteigas instala lâmpadas LED nos 2.500 candeeiros públicos do concelho

A Câmara Municipal de Manteigas anunciou hoje que vai substituir todas as luminárias do concelho por lâmpadas LED para reduzir custos e a emissão de dióxido de carbono (CO2), prevendo uma poupança anual de 18 mil euros.

O autarca de Manteigas, José Manuel Biscaia (PSD), disse este domingo à agência Lusa que no âmbito desta operação serão substituídas 2.500 lâmpadas, ou seja, todas as que estão atualmente instaladas nos candeeiros de iluminação pública da área do concelho, que está totalmente integrado no perímetro do Parque Natural da Serra da Estrela.

“Nós agora estamos a criar as condições legais e o concurso está praticamente pronto, estamos a invocar os últimos processos, para [abrir] o concurso público internacional, para substituição, por um lado, e para poupança, do outro”, afirmou o autarca.

José Manuel Biscaia vaticinou que com a instalação de lâmpadas LED (Diodo Emissor de Luz) em todos os candeeiros de iluminação pública do município de Manteigas, haverá “poupança não só ao nível da poupança energética propriamente dita, mas também em termos financeiros”.

“Eu estou a partir do princípio de que com a mudança das LED, e [em] que a nossa intervenção financeira será tendencialmente zero, que pouparemos entre 15 e 18 mil euros por ano, relativamente à iluminação pública”, adiantou à agência Lusa.

O autarca de Manteigas salientou que o novo sistema também vai permitir fazer a gestão da rede de iluminação consoante as necessidades do momento.

José Manuel Biscaia apontou que quando o projeto estiver desenvolvido, Manteigas terá “a inteligência ao serviço da iluminação e a iluminação ao serviço do ‘contra CO2′”, que é aquilo que o município entende “que é necessário” fazer.

O concurso para instalação de lâmpadas LED naquele município da região da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, “é de base zero” e a empresa vencedora irá “receber o produto do seu próprio serviço, que é a cobrança que se faz da luz”, explicou ainda o presidente da autarquia.

Se o concurso não sofrer atrasos, o responsável prevê que “ainda este ano” o projeto seja concretizado, passando o seu concelho a ficar totalmente iluminado com lâmpadas de tecnologia LED.

O concelho de Manteigas é o mais pequeno do distrito da Guarda, com cerca de 3.430 habitantes, que estão dispersos pela sede e pelas freguesias rurais de Sameiro e de Vale de Amoreira.


Conteúdo Recomendado