Idanha-a-Velha recebe o evento “Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!”

Devido à pandemia, a participação será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas as atividades e o imaginário que estas evocam poderão ser sentidos e vividos em todo o mundo, através de live streaming.

A Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha vai receber hoje, dia 31 de outubro, o evento “Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes!”, com atividades a transmitir via streaming em torno da história, da cultura e da gastronomia regional.


O evento insere-se no “Ciclo 12 em Rede | Aldeias em Festa” e é organizado pelo Município de Idanha-a-Nova em parceria com associação Aldeias Históricas de Portugal, sendo inspirado nas lendas e histórias de Idanha-a-Velha, a aldeia que foi cidade e é hoje uma das estações arqueológicas mais notáveis de Portugal.

Devido à pandemia, a participação será limitada e sujeita a inscrição prévia, mas as atividades e o imaginário que estas evocam poderão ser sentidos e vividos em todo o mundo, através de live streaming.

Hoje, dia 31 de outubro, Idanha-a-Velha recorda Wamba, lavrador de condição que um milagre tornou rei dos Visigodos. Hoje, como nesses tempos, as sementes são vitais. Discretas, quase anónimas, muitas delas atravessaram os séculos até aos nossos dias, guardando a chave da nossa sobrevivência.

Será uma oportunidade para (re)descobrir os saberes e sabores regionais e para desvendar os vestígios que evidenciam a permanência de várias civilizações em Idanha-a-Velha.

Da romana Civitas Igaeditanorum (séc. I a.C.) aos derradeiros reflexos de grandeza do manuelino, sob a Ordem de Cristo, há um longo percurso que passa pela sede episcopal florescente sob suevos e visigodos, pela continuidade simbólica reconhecida por muçulmanos e, posteriormente, pelos cristãos, integrando a aventura da Ordem do Templo entre os séculos XIII e XIV. Ancorada numa paisagem de montado e olival, Idanha-a-Velha revive hoje vidas passadas, feitas de lendas e de histórias onde o sustento dos homens andou sempre de mão dada com a terra.


O “Ciclo 12 em Rede – Aldeias em Festa” 2020 é financiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programação:

9h00 –Vamos acender o Forno – Pão e doçaria de forno

Actividade experiencial, visando o conhecimento das técnicas e produções gastronómicas tradicionais no contexto da utilização do forno de lenha. Actividade conduzida pelas mãos experientes de quem sabe. Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor. (5 pax (máx.) em simultâneo)

Local: Forno Comunitário

Pátio dos Sabores ( antigo posto de turismo, acesso posterior)

Produções agro-alimentares, gastronomia e artesanato regional. Acesso condicionado de acordo com as normas de segurança da DGS em vigor. N/A

10h às 21h

10h30 –Lançamento de receituário colecionável

Receitas desenvolvidas e confeccionadas nos workshops da edição 12 em Rede Aldeias em Festa de 2019, em formato papel e digital. N/A

Local: Pátio dos Sabores

Oficina temática – Estórias de pão

Oficina de expressão plástica com a designer Paula Varandas, construída em torno das histórias sobre o pão e o seu contexto produtivo. Destinada ao público infanto-juvenil. Realizada mediante inscrição.

Presencial, limitado a 5 pax

11h – Antigos Paços do Concelho (duração média: 1h)

15h – Antigos Paços do Concelho (duração média: 1h)

Visita comentada – Azeite Egitânea

Percurso pedestre temático, conduzido pelo produtor Tiago Lourenço, em torno da produção de azeite em modo biológico nos olivais da região e de Idanha-a-Velha em particular. Realizado mediante inscrição.

Presencial, limitado a 10 pax

11h- Lagar de Varas e Olival tradicional

14h – Lagar de Varas e Olival tradicional

Comida de Merenda

Preparar um cesto de piquenique e marmitas saudáveis com a Chef Maria Caldeira de Sousa. Realizado mediante inscrição. (10 pax. Máx)

15h – Casa da Amoreira (duração média: 1h)

16h – Posto de Turismo

Visita Documentário – Onde estão os Visigodos?

Percurso comentado que conduz à descoberta das marcas de um dos períodos – e um dos povos – menos conhecidos do grande público.

Presencial, limitada a 10 pax

Preparada para transmissão em plataforma, considerando as limitações impostas pelas actuais circunstâncias

17h- Visita Documentário – Contos das Terras do Rei Vamba

Visita documentário. Percurso no tempo e no espaço, pela sucessão de histórias –muitas delas lendárias – que marcam Idanha-a-Velha.

Transmissão em plataforma.// Exclusivo Online

21h –Concerto – “Mano a Mano”. Violas antigas e novas

Integração de cordofones tradicionais no contexto da música contemporânea. Presencial condicionado ao número de bilhetes disponível, de acordo com as normas da DGS ( limitado a 40 pax);

Live Streaming para público em geral.

Local: Igreja de Santa Maria (Sé)


Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha é necessário contactar o Posto de Turismo de Idanha-a-Velha, através do número 277 914 280 (presencial e telefone) ou do turismo@cm-idanhanova.pt.


Conteúdo Recomendado