Hospital da Guarda adere à Via Verde AVC e quer melhorar pediatria e ortopedia

Para o governante, os projetos “revelam capacidade de diálogo, comunicação e integração de vontades” das entidades envolvidas.

O hospital da Guarda foi hoje incluído no programa Via Verde AVC e celebrou dois protocolos com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) para colaboração nas áreas da pediatria e da ortopedia.
Com a inclusão do hospital da Guarda no projeto Via Verde AVC (acidente vascular cerebral) foi concluída a rede regional que envolve o CHUC e os sete hospitais da região centro do país.
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que presidiu à cerimónia hoje realizada nas instalações do Hospital Sousa Martins, na Guarda, valorizou os projetos de colaboração com o CHUC, referindo que representam “aquilo que de mais exemplar” pode existir em termos do Serviço Nacional de Saúde.
Para o governante, os projetos “revelam capacidade de diálogo, comunicação e integração de vontades” das entidades envolvidas.
“São modelos exemplares de prestação de cuidados, porque concorrem em benefício do cidadão”, acrescentou.
Manuel Delgado destacou o fecho, hoje, da rede hospitalar de sete unidades da região centro, em relação à Via Verde AVC, assinalando que os resultados já obtidos “são expressivos, mas têm um potencial de desenvolvimento claramente muito maior”.
Disse que com este modelo, os doentes da região centro que tenham um AVC “têm uma resposta tecnicamente equitativa”.
“Estamos a falar de uma rede regional que hoje se robusteceu (…) porque ficamos a saber que toda a região centro está dentro deste projeto de articulação entre o CHUC, como unidade mais diferenciada, e os hospitais periféricos”, afirmou aos jornalistas, no final da sessão.
Disse ainda que este projeto significa que “os utentes residentes fora do centro urbano de Coimbra possam, da mesma forma, ter acesso às melhores tecnologias e ao melhor desempenho clínico” em caso de AVC.
O presidente do Conselho de Administração (CA) do CHUC, Martins Nunes, sublinhou que o programa Via Verde AVC regional “é único no país e está entre os mais avançados do mundo, com características originais e adaptado à realidade regional”.
“Todos os doentes da região centro passam a poder beneficiar de condições de tratamento iguais aos doentes de Coimbra ou de outra grande cidade”, reforçou.
Carlos Rodrigues, presidente do CA da Unidade Local de Saúde da Guarda, que gere o hospital local, disse que, com a adesão ao programa Via Verde AVC e com a assinatura dos protocolos de colaboração nas áreas da ortopedia e da pediatria, é dado “mais um passo importante na melhoria dos serviços a prestar à população”.
O acordo na vertente da pediatria permite disponibilizar acesso a cuidados de saúde da especialidade de genética e de áreas diferenciadas, enquanto na área da ortopedia visa o apoio em cirurgias e na urgência, fornecimento de tecidos ósseos e formação específica.


Conteúdo Recomendado